O Governo do Estado do Espírito Santo, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou o edital que visa impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores liderados por estudantes. O Edital Fapes Empresas Juniores tem como objetivo principal selecionar e apoiar financeiramente as Empresas Juniores Federadas (EJFs) sediadas no estado, cujas propostas promovam o engajamento e a formação de futuros profissionais. As inscrições estão abertas até o dia 16 de abril e devem ser realizadas através da plataforma SigFapes.
A iniciativa busca fortalecer a cultura científica e tecnológica, alinhando-a com as demandas socioeconômicas da região. Ao investir nas EJFs, o governo estadual espera fomentar a criação de novos conhecimentos e facilitar sua aplicação e transferência para o mercado de trabalho, estimulando o empreendedorismo desde a universidade.
As Empresas Juniores Federadas (EJF) devidamente constituídas e localizadas no Espírito Santo podem submeter propostas para o Edital Fapes Empresas Juniores. É importante ressaltar que empresários individuais, microempresários individuais (MEI) e EJFs que atuem como empresas parceiras não serão elegíveis para participar desta chamada pública.
Cada proposta deverá ser focada no desenvolvimento de uma das dez microrregiões do Espírito Santo, permitindo um impacto mais direcionado e alinhado com as necessidades locais. As microrregiões e seus respectivos municípios são:
* Metropolitana: Cariacica, Serra, Viana, Vitória, Vila Velha, Fundão e Guarapari.
* Central Serrana: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
* Sudoeste Serrana: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.
* Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Marataízes e Presidente Kennedy.
* Centro Sul: Cachoeiro do Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Muqui e Apiacá.
* Caparaó: Jerônimo Monteiro, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Muniz Freire, Irupi, São José do Calçado, Alegre, Bom Jesus do Norte, Iúna e Ibatiba.
* Rio Doce: Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.
* Centro-Oeste: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Roque do Canaã.
* Nordeste: Conceição da Barra, Pedro Canário, São Mateus, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, Jaguaré e Boa Esperança.
* Noroeste: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Vila Pavão, Águia Branca e Nova Venécia.
O montante total disponibilizado para o Edital Fapes Empresas Juniores é de R$ 1 milhão, proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec). Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 25 mil para a execução de suas atividades, com um prazo máximo de 1 ano para a conclusão.
Uma Empresa Júnior Federada (EJF) é aquela que está alinhada com o Conceito Nacional de Empresa Júnior (CNEJ) e que atende a todos os critérios de regulamentação exigidos pelo Selo Empresa Júnior. Essas organizações são formalmente regularizadas perante o governo, cumprindo obrigações legais e fiscais, e demonstram maturidade gerencial, estando aptas a prestar consultorias com um padrão mínimo de qualidade.
Já as Empresas Juniores (EJ) são entidades organizadas como associações civis, geridas por estudantes de graduação de instituições de ensino superior. O propósito dessas empresas é desenvolver projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus membros, preparando-os para o mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo.
Para mais informações sobre o Edital Fapes Empresas Juniores, os interessados podem acessar o edital completo e tirar dúvidas através do e-mail editais.extensao@fapes.es.gov.br ou pelo link. As inscrições podem ser realizadas até as 17h59 do dia 16 de abril, através do site.