O bitcoin (BTC) apresenta leve alta nesta terça-feira, sendo negociado próxima de US$ 87 mil, mas deve encerrar 2024 com queda de cerca de 5%, segundo dados do Coin Market Cap. Entre as maiores criptomoedas, a tendência é de alta moderada, porém sem grandes variações.
Atualmente, o bitcoin está mais de 30% abaixo das suas máximas históricas, caracterizando um mercado de baixa (bear market). Isso indica que a recuperação para níveis mais elevados antes do final do ano é pouco provável, considerando que restam apenas dois dias em 2024.
No cenário internacional, as bolsas da Ásia tiveram resultados variados, Europa opera em alta, enquanto os futuros de Wall Street registram queda. A política monetária americana, com recente corte nos juros pelo Fed, mantém o clima de prudência e influência nas oscilações do mercado cripto.
Na manhã desta terça-feira (30), o bitcoin (BTC) apresenta leve alta, sendo negociado na faixa dos US$ 87 mil. Mesmo assim, a principal criptomoeda do mercado deve encerrar o ano com queda próxima a 5%, conforme dados do Coin Market Cap. Entre as maiores criptomoedas, o movimento é majoritariamente positivo, mas com baixa intensidade.
Atualmente, o bitcoin está mais de 30% abaixo das suas máximas históricas, situando-se em um bear market. Esse cenário indica que é pouco provável que a moeda digital recupere preços mais altos antes do encerramento de 2025, que ocorrerá em dois dias.
No mercado tradicional, as bolsas asiáticas fecharam com resultados mistos, enquanto os principais índices europeus operam em alta. Já os futuros de Wall Street registram queda.
Um destaque internacional é a ata recente do Fórum Federal de Mercado Aberto (Fomc), equivalente ao Copom dos Estados Unidos, que trouxe um corte de 0,25 ponto percentual nos juros. O documento oferece subsídios para projeções futuras da política monetária do Federal Reserve, que, segundo o presidente Jerome Powell, mantém prudência diante da incerteza dos dados econômicos.
Sem catalisadores fortes para preços no curto prazo, o bitcoin deve fechar o ano em baixa, embora a volatilidade do mercado de criptomoedas possa despertar interesse dos investidores de última hora.
Via Money Times