Adoção da IA Generativa na Bayer foca em eficiência operacional e valor ao cliente

Bayer investe em IA Generativa para melhorar operações e criar valor no setor agrícola brasileiro.
06/01/2026 às 10:03 | Atualizado há 7 dias
               
Por favor, envie a descrição que deseja que eu analise. (Imagem/Reprodução: Tiinside)

A Bayer no Brasil está aplicando a inteligência artificial generativa para aumentar a eficiência operacional e oferecer mais valor para os clientes do agronegócio. A estratégia inclui fortalecer as habilidades dos colaboradores e desenvolver soluções tecnológicas específicas para o setor.

A empresa implementou plataformas internas como MyGen Assist e E.L.Y., que garantem segurança dos dados e suporte técnico em agronomia. Essas ferramentas auxiliam produtores com serviços aprimorados, enquanto treinamentos capacitam 75% da equipe latino-americana até o fim do ano.

Além disso, a automação na logística e o uso da plataforma Climate FieldView otimizam processos e elevam a produtividade da soja e milho. A Bayer planeja avançar ainda mais com agentes autônomos de IA até 2026 para acelerar resultados e beneficiar clientes e equipes.

A Bayer no Brasil está investindo na adoção da IA Generativa com foco em aumentar a eficiência operacional e criar valor para os clientes no setor agrícola. Segundo Niyantri Ramakrishnan, diretora de Transformação Digital e TI da empresa, duas frentes guiam a estratégia: aprimorar a capacidade estratégica dos colaboradores e oferecer soluções que impulsionem o negócio.

Para isso, a Bayer desenvolveu plataformas internas como o MyGen Assist, uma inteligência artificial que assegura a proteção dos dados corporativos, e a E.L.Y., focada em linguagem técnica para agronomia. Essa última está em testes na América Latina, ampliando os serviços disponíveis para os produtores.

O programa de capacitação visa treinar 75% da equipe latina até o fim do ano, estimulando o uso do IA aliado ao conhecimento humano. Na área de logística, a automação da validação de documentos e a geração de relatórios com GenAI já reduzem retrabalho e aumentam a confiabilidade das informações.

Além disso, a plataforma Climate FieldView, que combina dados e inteligência artificial, tem ajudado agricultores a alcançar produtividade até 30% maior na cultura do milho e 20% na soja, em comparação com a média nacional.

Ramakrishnan destaca que o desafio está em garantir segurança de dados, capacitar colaboradores e migrar para um modelo ágil e orientado por dados. Para 2026, a Bayer planeja avançar com agentes de IA autônomos para acelerar processos e ampliar o valor da tecnologia para clientes e equipes.

Via TI Inside

Sem tags disponíveis.
Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.