World Liberty Financial, ligada a Donald Trump, busca licença para banco de stablecoins nos EUA

World Liberty Financial, de Donald Trump, solicita licença para banco focado em stablecoins nos EUA.
08/01/2026 às 09:27 | Atualizado há 1 mês
               
Descrição sugere ligação entre DeFi e Donald Trump, destacando criação de nova empresa para pleito. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

A World Liberty Financial, associada ao ex-presidente Donald Trump, criou a WLTC Holdings para solicitar uma licença bancária nos Estados Unidos. O pedido foi feito ao Office of the Comptroller of the Currency (OCC) para fundar a World Liberty Trust Company, com foco em operações de stablecoins.

O banco pretende oferecer serviços de emissão e resgate de stablecoins, conversão entre moedas digitais e fiduciárias, além de custódia, atendendo principalmente clientes institucionais. A empresa já emite a stablecoin USD1, que alcançou mais de US$ 3,3 bilhões em circulação no primeiro ano.

Em julho de 2024, com o Genius Act sancionado por Trump estabelecendo regras para criptoativos, a World Liberty se posiciona para integrar emissão, custódia e conversão de stablecoins em uma única entidade regulada.

A World Liberty Financial, protocolo de finanças descentralizadas associado ao ex-presidente Donald Trump, criou a WLTC Holdings para solicitar uma licença bancária nos Estados Unidos. O pedido foi feito ao Office of the Comptroller of the Currency (OCC) para fundar a World Liberty Trust Company, National Association (WLTC), um banco nacional fiduciário voltado a operações com stablecoins.

Diferente de muitos concorrentes, a World Liberty Financial já emite a USD1, uma stablecoin lastreada em dólares americanos. Essa moeda digital alcançou mais de US$ 3,3 bilhões em circulação durante seu primeiro ano, um crescimento considerado rápido segundo seus criadores.

O banco proposto pretende oferecer sob supervisão federal três serviços principais: emissão e resgate de stablecoins, on-ramp e off-ramp para conversão, além de custódia. O foco será o atendimento a clientes institucionais, incluindo corretoras de criptomoedas, market makers e gestoras de investimentos.

Em julho de 2024, Donald Trump sancionou o Genius Act, o primeiro marco legal para criptoativos nos EUA. A World Liberty foi lançada em outubro de 2024, com Trump e seus filhos como cofundadores, e lançou a USD1 em março de 2025, posicionando-se para integrar emissão, custódia e conversão em uma única entidade regulada.

Via Money Times

Sem tags disponíveis.
Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.