A partir de hoje, motoristas com histórico limpo podem renovar a CNH automaticamente e sem custos adicionais. A medida dispensa exames presenciais e visitas ao Detran.
Para ter direito, o condutor não pode ter infrações ou pontos na CNH nos últimos 12 meses e precisa estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Quem cumprir os critérios recebe um selo que comprova o bom comportamento.
Além de simplificar a renovação, a iniciativa do governo incentiva hábitos seguros no trânsito e reduz os custos relacionados à habilitação.
A partir desta sexta-feira (9), começou a valer a renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores. A medida foi assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, com o intuito de facilitar o processo e reduzir custos para esses usuários.
Para ter direito à renovação gratuita, o motorista precisa:
- Não registrar pontos na CNH nos últimos 12 meses;
- Não ter infrações de trânsito no mesmo período;
- Estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
O prazo para renovar a CNH segue o mesmo, porém o motorista que cumprir os critérios recebe um selo que comprova seu bom comportamento no trânsito. Além disso, fica dispensado de exames presenciais e visitas aos departamentos estaduais de trânsito (Detrans), bem como do pagamento de taxas extras para a renovação.
Para quem preferir a versão física do documento, será necessário comparecer a uma unidade do Detran para retirar a carteira.
Segundo Renan Filho, a medida adiciona-se a outras iniciativas do governo para diminuir o custo da habilitação, como a possibilidade de obter CNH sem a obrigatoriedade de autoescola.
Essa novidade deve beneficiar motoristas que mantêm um histórico limpo, simplificando o processo de renovação e incentivando hábitos seguros no trânsito.
Via Money Times