A Uber atualizou as regras para os veículos das categorias Black e Comfort, que entrarão em vigor em 2026 nas principais cidades brasileiras. A lista nova traz novos critérios de ano de fabricação e modelos permitidos, com destaque para carros como Volkswagen Virtus e Renault Duster.
Além das mudanças nos veículos aceitos, a Uber estabeleceu requisitos para motoristas, como avaliação mínima e número de viagens concluídas. As cores e características dos carros também são definidas para garantir padrão de qualidade nas corridas.
Essas atualizações buscam melhorar a experiência dos passageiros, alinhando as exigências aos padrões do mercado e às expectativas dos usuários, conforme pesquisa realizada pela empresa.
O aplicativo Uber atualizou os critérios para veículos nas categorias Uber Black e Comfort, com novas regras válidas a partir de 2026. Essas mudanças envolvem restrições sobre o ano de fabricação e os modelos permitidos para cada categoria nas principais cidades do Brasil.
Na categoria Uber Black, carros como o Volkswagen Virtus só serão aceitos se fabricados a partir de 2025. Já modelos como Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City terão a exigência do ano de fabricação a partir de 2023. O Citroën Basalt, que havia sido retirado da lista, voltou a ser aceito, porém apenas até 31 de dezembro deste ano. Para operar no Black, o veículo precisa ter ar-condicionado, quatro portas e estar em cores específicas como preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco. Além disso, o motorista deve contabilizar mais de 100 viagens em outras categorias (exceto Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi) e ter média de avaliação mínima de 4,85.
Na categoria Comfort, também foram retirados alguns modelos da nova lista para 2026. O Renault Logan, que havia sido removido, seguirá aceito até 6 de julho do mesmo ano. Os veículos precisam cumprir os mesmos critérios de ar-condicionado, quatro portas e experiência do motorista. A média mínima de avaliação varia conforme a cidade: é 4,85 para cidades como Brasília e Curitiba, e 4,80 para as outras localidades.
A Uber informa que essas atualizações foram baseadas em pesquisas com usuários e análises do mercado automotivo, buscando atender melhor as expectativas dos passageiros.
Via g1 Carros