Países com suspensão temporária de visto dos EUA durante o governo Trump

Veja a lista dos 75 países que tiveram o visto dos EUA suspenso temporariamente durante o governo Trump, incluindo o Brasil.
14/01/2026 às 15:40 | Atualizado há 4 semanas
               
O governo Trump suspendeu vistos para cidadãos de 75 países, inclusive o Brasil. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

Durante o governo de Donald Trump, os Estados Unidos suspenderam temporariamente a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A medida buscou reavaliar os critérios e procedimentos de triagem dos solicitantes para garantir maior controle e segurança.

A suspensão, que começou em janeiro, afetou nações dos continentes americano, africano, asiático e europeu, entre eles Afganistão, Irã, Rússia e Nigéria. A decisão valeu até que houvesse uma revisão completa dos processos consulares.

Além da suspensão, as novas diretrizes recomendavam negar vistos a candidatos que pudessem depender de benefícios públicos no país. O objetivo era proteger os recursos financeiros dos contribuintes americanos e garantir um uso mais responsável dos serviços públicos.

O governo dos Estados Unidos, durante o mandato de Donald Trump, decidiu suspender temporariamente a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A medida, implementada a partir de 21 de janeiro, visa reavaliar os critérios e procedimentos utilizados na triagem dos solicitantes. A decisão foi confirmada pelo Departamento de Estado e pela Casa Branca.

A suspensão será mantida indefinidamente durante a revisão dos processos de análise consular. Entre os países afetados estão nações de diferentes continentes, como Afeganistão, Irã, Rússia, Nigéria e Uruguai. A lista inclui ainda países da América Latina, África, Ásia e Europa.

Além da interrupção dos vistos, a nova diretriz orienta os funcionários a negar concessões a candidatos que possam depender de benefícios públicos nos Estados Unidos. São avaliados critérios como condições de saúde, idade, domínio do inglês, situação financeira e necessidades médicas de longo prazo.

Segundo o Departamento de Estado, a medida tem respaldo em uma autoridade histórica e busca proteger os recursos financeiros dos contribuintes americanos. O objetivo é garantir que os vistos sejam concedidos de forma que minimize o impacto sobre os serviços públicos e a economia do país.

Via Money Times

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.