Nike lança tênis que homenageia local da morte de Martin Luther King Jr.

Nike lança tênis inspirado no motel onde Martin Luther King Jr. foi assassinado, gerando debates sobre homenagem e polêmica.
18/01/2026 às 16:23 | Atualizado há 4 horas
               
Tênis LeBron XXIII "Honor the King" homenageia Martin Luther King e o Lorraine Motel. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

A Nike lançou um tênis de basquete em tom verde-azulado inspirado no Lorraine Motel, em Memphis, onde Martin Luther King Jr. foi assassinado em 1968. O modelo faz parte da edição “Honor the King” e foi usado por LeBron James em um jogo comemorativo.

O design, que busca homenagear o legado de King, gerou polêmica devido à associação de um local trágico com um produto esportivo. A Nike afirmou que a intenção é valorizar a luta pelos direitos civis, apesar das interpretações variadas.

O lançamento acontece em um momento de maior atenção às questões de direitos civis nos Estados Unidos. O Museu Nacional dos Direitos Civis, que funciona no local, reconhece a importância da história representada, mas não participou do projeto.

Nesta terça-feira (20), a Nike lançou um tênis de basquete em tom verde-azulado que remete ao modelo LeBron XXIII, numa edição chamada “Honor the King”. A cor do produto busca reproduzir o tom externo do Lorraine Motel, em Memphis, onde Martin Luther King Jr. foi assassinado em 1968. O local atualmente funciona como o Museu Nacional dos Direitos Civis.

LeBron James, jogador da NBA que dá nome ao tênis, usou o modelo em um jogo contra o Memphis Grizzlies, em 2 de janeiro, como parte das celebrações dos 23 anos de carreira do atleta. A ideia é prestar uma homenagem ao legado de King, segundo a Nike.

Mas o uso da paleta que lembra o motel gerou polêmica, com críticas que apontam possível falta de tato na associação entre um local trágico e um acessório esportivo.

John Jowers, vice-presidente de comunicação da Nike, afirmou que o design pode ser interpretado de formas diferentes, mas ressaltou a intenção da marca em honrar a figura e seu impacto na luta pelos direitos civis.

Esse lançamento ocorre em um momento em que questões ligadas a direitos civis ganham destaque no país. O presidente do National Civil Rights Museum comentou que não participou do projeto, mas reconhece a importância de valorizar a história representada pelo local.

A Nike já realizou outras iniciativas relacionadas à história negra, como uniformes especiais para o Atlanta Hawks e edição do tênis Air Force One com a palavra “EQUALITY”.

A repercussão do tênis destaca a complexidade de abordar temas históricos em produtos culturais e de consumo.

Via InfoMoney

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.