Elon Musk anuncia venda de robôs humanoides da Tesla a partir de 2027

Tesla deve começar a vender robôs humanoides em 2027, com foco em segurança e confiabilidade.
22/01/2026 às 15:22 | Atualizado há 2 semanas
               
Bilionário prevê bilhões de robôs humanos Tesla em atividade no futuro, diz Davos. (Imagem/Reprodução: G1)

Elon Musk revelou que a Tesla planeja iniciar a venda de seus robôs humanoides, chamados Optimus, até o final de 2027. Atualmente, os protótipos já atuam em tarefas simples nas fábricas da empresa, e até 2026 eles poderão executar funções mais complexas com alta segurança e confiabilidade.

Durante o Fórum Econômico Mundial, Musk destacou que em breve bilhões desses robôs poderão atuar como assistentes pessoais, auxiliando desde cuidados com crianças e idosos até apoio em diferentes demandas diárias. Ele ainda alertou sobre a importância da cautela com a inteligência artificial para evitar riscos futuros.

O projeto representa uma possível mudança na automação doméstica e industrial, com impacto na rotina das famílias e em diversas áreas da sociedade. A expectativa é que, ao expandir o uso da robótica, se abram novas possibilidades para facilitar a vida cotidiana e enfrentar desafios sociais.

Elon Musk anunciou que a Tesla começará a vender seus robôs humanoides ao público até o final de 2027. O robô Tesla Optimus, que teve seu protótipo apresentado em 2022, já está em uso em atividades simples nas fábricas da empresa. Musk afirma que até o fim de 2026, esses robôs conseguirão realizar tarefas mais complexas.

Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, o bilionário explicou que a venda ocorrerá quando a Tesla tiver altíssima confiabilidade e segurança comprovada no produto, além de recursos que permitam que o robô realize diversas ações conforme o comando do usuário.

Musk acredita que no futuro, bilhões desses robôs estarão em operação para atender variadas necessidades humanas, sendo assistentes pessoais comuns. Segundo ele, o potencial deles inclui cuidar de crianças, animais e até de parentes idosos, facilitando essas demandas cotidianas.

O empresário destaca ainda que a robótica e a inteligência artificial podem ser ferramentas importantes para ajudar a combater a pobreza, mas alerta para os riscos dessas tecnologias. Ele reforça a necessidade de cautela para evitar cenários negativos associados à IA, mencionando filmes como O Exterminador do Futuro como um alerta.

De modo geral, Elon Musk prevê um cenário onde o robô Tesla Optimus será parte da vida de muitas famílias, oferecendo suporte e expandindo possibilidades de automação em diferentes aspectos da rotina.

Via G1 Inovação

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.