As remessas globais de PCs atingiram 71,5 milhões de unidades no último trimestre de 2025, registrando um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total do ano, mais de 270 milhões de dispositivos foram enviados, o que representa um crescimento de 9,1% em comparação a 2024, segundo dados preliminares divulgados pela Gartner.
Esse avanço no mercado de PCs foi impulsionado principalmente pela atualização para o Windows 11, que motivou tanto consumidores quanto empresas a renovarem seus equipamentos. A pressão sobre os preços e as promoções no fim do trimestre ajudaram a equilibrar o custo dos modelos, mantendo os valores médios de venda estáveis ou levemente menores, de acordo com Rishi Padhi, diretor de pesquisa do Gartner.
Os maiores fornecedores continuaram dominando o mercado, com a Lenovo liderando, seguida pela HP Inc. e Dell, que também ampliaram suas participações. No ano, a Lenovo comandou 27,2% do mercado com 73,5 milhões de unidades, enquanto HP e Dell chegaram a 21,3% e 15,3%, respectivamente.
Além da demanda pelo ciclo de atualização do Windows 11, o crescimento também está ligado a fatores como tarifas e elevação nos preços da memória, que encorajaram as organizações a trocar equipamentos, principalmente para se prepararem para recursos de inteligência artificial (IA), mesmo que esses ainda não ofereçam ganhos imediatos significativos.
Via TI Inside