IBGE destaca Pará no centro do mapa em preparação para a COP30

IBGE reposiciona Pará no mapa mundial, destacando o Brasil para a COP30 em Belém.
31/01/2026 às 21:52 | Atualizado há 6 horas
               
Projeção inusitada do globo gera debate sobre política na cartografia tradicional. (Imagem/Reprodução: Revistaoeste)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou uma nova versão do mapa-múndi que coloca o Estado do Pará no centro do globo. A mudança é uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024, a COP30, que será sediada em Belém.

O mapa inverte a orientação tradicional, apresentando o Hemisfério Sul no topo e o Norte na parte inferior, ressaltando o Brasil e a Amazônia. A iniciativa busca apresentar uma visão menos eurocêntrica do mundo, destacando a importância política e ambiental do Sul Global.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova versão do mapa-múndi que posiciona o Estado do Pará no centro do globo. Essa alteração reflete a realização da COP30, conferência global sobre mudanças climáticas sediada em Belém. O mapa traz o Hemisfério Sul no topo e o Norte na parte inferior, invertendo a representação tradicional.

Além de colocar o foco no Pará e na capital Belém, o mapa destaca a Amazônia e os países que compartilham essa floresta, assim como a área marítima da “Amazônia Azul”, que corresponde ao território econômico brasileiro no Atlântico. Essa perspectiva foi criada para mostrar uma nova visão do planeta, com ênfase no Brasil e nos países do Sul Global.

Em 2024, o IBGE já havia lançado um mapa com o Brasil no centro no Atlas Geográfico Escolar, causando discussões sobre possível viés ideológico. O presidente do instituto, Marcio Pochmann, comentou que a centralidade do Norte Global nas projeções tradicionais é reflexo de uma visão eurocêntrica. Ele defende que colocar o Brasil no centro é um reconhecimento do fortalecimento político e econômico do Sul Global, ressaltando a importância dos membros do G20.

Os mapas recentes do IBGE buscam evidenciar o papel do Brasil no cenário mundial, alterando a forma como o globo é tradicionalmente representado para destacar aspectos regionais e ambientais do país.

Via Revista Oeste

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.