Demarest incorpora WFAA e se torna maior escritório em direito minerário no Brasil

Demarest adquire WFAA, ampliando equipe e tornando-se o maior escritório em direito minerário do Brasil.
04/02/2026 às 07:21 | Atualizado há 4 horas
               
Demarest Advogados incorpora operação da boutique mineira William Freire Advogados. (Imagem/Reprodução: Braziljournal)

O Demarest Advogados adquiriu a William Freire Advogados (WFAA), boutique especializada em mineração, somando 47 advogados e oito sócios à sua equipe. A operação fortalece sua posição no setor, com cerca de 400 profissionais e 105 sócios.

A compra torna o Demarest o maior escritório de direito minerário no Brasil, consolidando parcerias com grandes empresas como Vale e ArcelorMittal. O movimento responde ao aumento da demanda do setor e à importância da mineração na pauta exportadora brasileira.

O escritório Demarest Advogados incorporou a operação da boutique mineira William Freire Advogados (WFAA), especializada em mineração, ampliando sua atuação no setor. Com a aquisição, os 47 advogados da WFAA, incluindo oito sócios, passaram a integrar o time do Demarest, que agora conta com cerca de 400 profissionais e 105 sócios.

Segundo José Diaz, managing partner do Demarest, a operação fortalece o escritório na quarta posição entre os maiores do Brasil em faturamento e o torna o principal escritório no segmento de mineração. A WFAA concentra cerca de 60% do seu faturamento em mineração, com o restante dividido entre siderurgia, infraestrutura e energia.

A integração traz para o Demarest contratos importantes, incluindo empresas como Vale, ArcelorMittal, Aura Minerals, CSN e Gerdau. Diaz destacou que, embora o escritório já atendesse algumas dessas companhias, o acordo garante maior escala com a chegada dos sócios e contratos da WFAA.

O interesse pelo setor é reflexo do aumento da demanda relacionada a minerais críticos, além do impacto em setores correlatos, como logística, infraestrutura e energia. Cerca de 45% da pauta exportadora do Brasil está vinculada à mineração, segundo Diaz.

Nos últimos anos, o escritório acelerou sua estratégia de crescimento, com a contratação de 22 sócios e a promoção de oito advogados sêniores. Além do fortalecimento em mineração, o Demarest ampliou suas frentes em contencioso estratégico, arbitragem, venture capital e life sciences.

O faturamento do escritório cresceu 15% em 2023, e a meta é alcançar a terceira posição entre os maiores escritórios do país nos próximos anos.

Via Brazil Journal

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.