Novo Nordisk alerta para pressão inédita nos preços do Wegovy e desaceleração das ações

Novo Nordisk prevê pressão sem precedentes nos preços do Wegovy em 2026, com ações em queda e vendas sob ameaça.
04/02/2026 às 11:21 | Atualizado há 4 horas
               
Forbes, referência global em negócios e economia, com notícias e artigos exclusivos. (Imagem/Reprodução: Forbes)

As ações da Novo Nordisk caíram até 20% na última quarta-feira, após a empresa alertar para uma pressão inédita nos preços dos medicamentos em 2026. A previsão de queda nas vendas entre 5% e 13% em 2024 impactou o mercado, marcando o primeiro recuo após anos de crescimento.

A pressão sobre os preços é atribuída a políticas nos EUA e aumento da concorrência, especialmente pela expiração das patentes do semaglutida. O CEO da Novo Nordisk afirmou que o momento atual é um investimento para o futuro, apesar dos desafios.

Essa situação afeta não só a Novo Nordisk, mas todo o setor de medicamentos para obesidade, que passa por um período de instabilidade após anos de crescimento acelerado.

As ações da Novo Nordisk sofreram uma queda de até 20% na última quarta-feira (4), após a empresa alertar para uma pressão inédita sobre os preços de seus medicamentos em 2026. O movimento do mercado foi motivado por uma previsão de queda significativa nas vendas para este ano, algo não registrado nos últimos anos.

A fabricante do Wegovy informou que o lucro operacional ajustado e as vendas podem recuar entre 5% e 13% em 2024. Essa estimativa representa a primeira redução após anos de crescimento, influenciada por políticas de redução de preços nos EUA e o aumento da concorrência no setor de medicamentos para perda de peso.

O CEO Mike Doustdar comentou que a pressão sobre preços em 2026 será “sem precedentes” e que os impactos financeiros atuais, embora dolorosos, são vistos como parte de um investimento para o futuro da companhia.

Além disso, a Novo Nordisk destacou que o mercado enfrenta um aumento no número de concorrentes, e que não pode garantir o retorno ao crescimento acelerado observados anteriormente. A diminuição nos preços, principalmente nos Estados Unidos, e a expiração das patentes do semaglutide — principal componente do Wegovy e Ozempic — em alguns mercados também contribuem para a retração.

Essa queda nas ações da Novo Nordisk também afetou outras companhias do segmento, trazendo um novo cenário de estabilidade para um setor que vinha se beneficiando do sucesso dos remédios para obesidade.

Via Forbes Money

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.