Astronautas se preparam para a emocionante volta à Terra nesta madrugada

Astronautas de volta à Terra! Saiba tudo sobre o emocionante retorno da tripulação da ISS e os desafios da missão. Acompanhe a aterrissagem!
17/03/2025 às 16:34 | Atualizado há 1 mês
Astronautas de volta à Terra
Nove meses de desafios e experiências na Estação Espacial Internacional. (Imagem/Reprodução: Forbes)

Os astronautas de volta à Terra! Após uma longa jornada de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, estão prontos para retornar ao nosso planeta. A missão, que teve seus desafios, se encaminha para um final feliz com a previsão de aterrissagem em uma das costas da Flórida, nesta terça-feira (18), dependendo das condições climáticas.

A operação de retorno começou logo após a chegada da tripulação substituta à estação espacial no sábado. Wilmore, Williams e mais dois astronautas se preparam para se desacoplar da ISS às 2h05 (horário de Brasília), dando início a uma viagem de aproximadamente 17 horas de volta para casa. A expectativa é que a aterrissagem ocorra por volta das 18h57 (horário de Brasília) do mesmo dia.

A missão de Wilmore e Williams teve um papel importante no voo de teste da espaçonave Starliner da Boeing em junho. Após algumas dificuldades com o sistema de propulsão da nave, a NASA optou por integrá-los à missão Crew-9, enquanto a Starliner retornou à Terra sem tripulação em setembro. Nick Hague, astronauta da NASA, e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, também membros da Crew-9, se juntarão a Wilmore e Williams nesta etapa final da jornada.

Inicialmente, o retorno da Crew-9 estava programado para a noite de quarta-feira, mas a possibilidade de condições climáticas adversas no final da semana levou a agência a antecipar o voo para terça-feira. A segurança da tripulação é prioridade, e essa decisão garante um retorno mais tranquilo e seguro para os astronautas. A missão, embora tenha apresentado seus obstáculos, demonstra a resiliência e a capacidade de adaptação da NASA e seus astronautas.

Via Forbes Brasil