Uma pesquisa da Futura/Apex divulgada em fevereiro de 2026 revela que o índice de desaprovação do governo Lula é de 52,5%, enquanto a aprovação atinge 43,4%. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas e mostra que 46% avaliam o governo federal como ruim ou péssimo.
Além disso, no campo eleitoral, o senador Flávio Bolsonaro lidera em cenários de segundo turno contra Lula, com vantagem em polls contra outros candidatos como Tarcísio de Freitas e Ratinho Jr. O estudo indica variações nas intenções de voto para as eleições de outubro.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e a pesquisa tem 95% de confiança. Esses dados apontam mudança no cenário político, diferente de outras pesquisas que indicavam a liderança de Lula nas intenções de voto.
Uma nova pesquisa Futura/Apex divulgada em 10 de fevereiro de 2026 mostra que a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 52,5%. A aprovação ficou em 43,4%, enquanto 4% dos entrevistados não responderam. Questionados sobre a avaliação do governo federal, 31,3% consideraram ótimo ou bom, 20,2% regular e 46% ruim ou péssimo.
Na mesma pesquisa, as intenções de voto para as eleições presidenciais de outubro indicam que o senador Flávio Bolsonaro (PL) lidera em cenários de segundo turno contra Lula, com 48,2% contra 42,4%. Além disso, Lula perde para os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. (PSD) nas simulações, com margens próximas.
Em cenários de primeiro turno, Lula aparece atrás de Flávio Bolsonaro. Por exemplo, em uma simulação com Ratinho Jr., Romeu Zema, Renan Santos e Aldo Rebelo, Lula obtém 35,9% e Flávio, 37,2%. Quando substituído por Ronaldo Caiado, Lula tem 35,3% ante 35,7% de Flávio. Com Eduardo Leite, o petista marca 35,4%, contra 38,7% do senador.
O único cenário em que Lula lidera sobre Flávio inclui a presença de Tarcísio, com 36,7% frente a 34,2%. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 3 e 7 de fevereiro, apresenta margem de erro de 2,2 pontos percentuais e índice de confiança de 95%. Esses resultados divergem de outras pesquisas que indicam liderança de Lula nas intenções de voto.
Via Sputnik Brasil