14/02/2026 às 13:41 | Atualizado há 4 horas
               
Mette Frederiksen alerta que Trump ainda quer controlar a Groenlândia. (Imagem/Reprodução: Tribunaonline)

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, reafirmou neste sábado que o presidente dos Estados Unidos ainda demonstra interesse em assumir o controle da Groenlândia, um território pertencente à Dinamarca. Ela destacou que a população dinamarquesa e europeia se opõem firmemente a essa investida norte-americana.

Em agosto do ano passado, Donald Trump chegou a sugerir, inicialmente, a possibilidade de usar força militar para adquirir a Groenlândia. A proposta causou preocupações entre os membros da Otan e gerou debates sobre a segurança regional. Desde então, conversas formais entre Dinamarca, Groenlândia e EUA vêm acontecendo para garantir uma abordagem diplomática ao tema.

Durante a Conferência de Segurança de Munique, Frederiksen mencionou que, apesar das tensões, existe um esforço conjunto para trabalhar em prol da segurança coletiva da região. A premiê também compartilhou que teve um diálogo produtivo com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, alinhando os próximos passos do grupo de trabalho de alto nível que estuda o assunto.

A discussão sobre a Groenlândia permanece em pauta, refletindo uma preocupação maior com a estabilidade e cooperação entre os aliados. Frederiksen ressaltou a necessidade de reforçar a proteção da área, um ponto que tem sido priorizado nas negociações em curso.

É esperado que esse tema continue gerando repercussões, com esforços diplomáticos para garantir que a relação entre os países não se deteriore, mantendo o equilíbrio na região do Ártico.

Via Tribuna Online

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.