O resultado preliminar do Edital Cultura Viva ES já está disponível, oferecendo 50 prêmios e contemplando oito projetos continuados. Com um investimento total de R$ 3.780 milhões, esta iniciativa visa impulsionar a cultura em todo o estado. Os recursos são provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), demonstrando um esforço conjunto entre o Ministério da Cultura (Minc), estados, municípios e o Distrito Federal.
A Secretaria da Cultura (Secult) é parceira nesta ação, que busca descentralizar e fortalecer o setor cultural. Esta edição do Edital Cultura Viva ES reafirma o compromisso com o desenvolvimento e a valorização das manifestações culturais locais. Acompanhe os próximos passos e saiba como acessar os pareceres e interpor recursos.
Coletivos, grupos e instituições que desejarem acessar o parecer da Comissão de Seleção do Edital Cultura Viva ES podem solicitá-lo por meio do e-mail culturaviva@secult.es.gov.br. A solicitação deve ser encaminhada pelo agente proponente responsável pela inscrição, utilizando o mesmo e-mail cadastrado no momento da inscrição. É importante que na solicitação conste o nome completo do agente, o número da inscrição na plataforma Mapa Cultural ES e, em casos de pessoa jurídica, o CNPJ da entidade cultural.
O envio de recursos referentes ao Edital Cultura Viva ES deve ser realizado via E-Docs, endereçado para “CULTURA VIVA – Comissão de Seleção”, dentro do prazo de três dias úteis após a publicação do resultado. Já os trâmites referentes à Certificação de Pontos de Cultura serão realizados na Etapa de Habilitação. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos e-mails culturaviva@secult.es.gov.br e culturaviva.secult@gmail.com, ou pelos telefones (27) 999021626 e (27) 36367062.
Os Pontos de Cultura, incentivados pelo Edital Cultura Viva ES, são entidades que desenvolvem ações de impacto sociocultural em suas comunidades, valorizando e fomentando o trabalho de fazedores de cultura, mestres, artistas, criadores, agentes culturais, trabalhadores, grupos, comunidades e redes. Essas entidades são reconhecidas e apoiadas pelo Ministério da Cultura (Minc) e parceiros, como o Governo do Estado, e são monitoradas pela plataforma Rede Cultura Viva.
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, criado em 2004, reconhece a importância do fazer cultural de lideranças e comunidades para o desenvolvimento nacional. Reformulado como Lei Cultura Viva nº 13.018, de 22 de julho de 2014, instituiu a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), com seus instrumentos: os Pontos e Pontões de Cultura. Dados recentes do MinC indicam a existência de 4.355 Pontos de Cultura em todo o Brasil, impulsionados pelo Edital Cultura Viva ES e outras iniciativas.
Para mais informações sobre o Edital Cultura Viva ES, a Assessoria de Comunicação da Secult está disponível através dos telefones (27) 3636-7110 e 3636-7111, pelo WhatsApp (27) 99753-7583 e pelos e-mails secultjornalismo@gmail.com e comunicacao@secult.es.gov.br.