Acquia amplia presença na América Latina em transformação digital

A Acquia avança na América Latina com foco em transformação digital e hiperpersonalização.
11/06/2025 às 21:32 | Atualizado há 3 semanas
Plataformas de experiência digital
Acquia: inovação e relacionamento para liderar a experiência digital na América Latina. (Imagem/Reprodução: Tiinside)

A América Latina se destaca como um polo estratégico para a Acquia, líder global em Plataformas de experiência digital (DXP). A região está passando por uma transformação digital acelerada, oferecendo um alto potencial de crescimento, especialmente para empresas que buscam autonomia, integração e eficiência para impulsionar seus modelos digitais. Antônio Piccinini, diretor regional Latam da Acquia, ressalta o compromisso da empresa em apoiar essa evolução com uma visão de longo prazo, proximidade e tecnologia adaptada aos desafios locais.

A Acquia iniciou suas operações na América Latina de forma remota, com uma presença modesta e poucos clientes. Em 2019, a empresa decidiu investir localmente, fortalecendo sua equipe regional com a contratação de Piccinini, que liderou a estratégia de canais da Acquia na América Latina e, posteriormente, assumiu a operação da região.

Desde então, a operação passou por três fases distintas. A primeira fase viu a base de clientes saltar de menos de dez para cerca de 25, com a adesão de grandes empresas como TIM, Ambev, Grupo Security (Chile) e Tec de Monterrey (México). A segunda fase consolidou a Acquia como parceira de organizações com maturidade digital avançada. Atualmente, a empresa está em sua terceira fase, com uma expansão acelerada para diversos setores, incluindo saúde, educação, logística e saneamento, destacando-se clientes como o Hospital Albert Einstein, Total Express e Sanepar.

A Acquia possui atualmente 52 clientes na América Latina, em um universo de mais de 4 mil globalmente. Piccinini destaca a importância estratégica da região e a conquista de 16 novos clientes nos últimos dois anos. Um diferencial da Acquia na América Latina é a adoção de soluções integradas, além da plataforma base Acquia Cloud, focada na gestão de conteúdo em Drupal. A região se destaca como a que mais consome soluções multiprodutos no mundo.

Para expandir sua presença, a Acquia está investindo em canais, contando com parceiros certificados em toda a região, o que é crucial para alcançar grandes empresas fora dos centros principais. Embora o foco permaneça no segmento enterprise, a estratégia visa atingir as “top 200” empresas de cada país, ampliando o alcance da tecnologia Acquia para empresas em plena transformação digital.

Outro ponto crucial é o investimento em talento local, com a formação de uma equipe robusta de executivos experientes e uma estrutura dedicada para atender tanto o Brasil quanto os demais países latino-americanos, como Colômbia, México, Peru, Chile, Equador, Costa Rica e Panamá. A Acquia está investindo no crescimento da equipe local e na expansão do ecossistema de parceiros e suporte técnico, com áreas fortalecidas como Customer Success, suporte técnico e parcerias com consultorias, garantindo um atendimento direto e especializado aos grandes clientes.

Em junho, a Acquia realizará o Acquia Experience, um evento para clientes, parceiros e prospects da região, com o objetivo de fomentar conexões, apresentar casos de sucesso e gerar insights a partir do compartilhamento de experiências reais. Rogério Define, diretor comercial da Acquia Brasil, que possui experiência em empresas como Adobe, Salesforce, Oracle e Infor, destaca o portfólio completo de soluções DXP da Acquia, com uma plataforma robusta para criação de experiências digitais personalizadas, apoiada por dados e conformidade com a proteção de dados.

A atuação comercial no Brasil se divide em duas frentes: desenvolvimento de novos negócios para atrair novos clientes e fortalecimento da presença junto a clientes estratégicos, com foco na expansão do portfólio. A Acquia se destaca também na vertical de educação, com mais de 70% das principais universidades da Colômbia, Peru, Chile e México utilizando suas soluções. Além disso, a solução Acquia Optimize atende às exigências legais de acessibilidade digital, ampliando o alcance dos canais digitais a pessoas com deficiências visuais, auditivas e motoras.

Rodrigo Viani, key account manager da Acquia, reforça que a empresa oferece uma das soluções de DXP mais completas do mercado, com um portfólio modular, onde cada solução é independente e se integra com outras já utilizadas pelo cliente. O lançamento de novas features, muitas com IA embarcada, tem tornado as ferramentas mais intuitivas, aumentando a eficiência e reduzindo custos. No Acquia Engage 2025, foram apresentadas inovações como Acquia CMS, DAM Copilot, Experience Builder, Drupal Starshot, Acquia SEO Copilot, Acquia Optimize, Acquia Convert, Infraestrutura com Acquia Cloud Next e a parceria com Piwik Pro, reforçando o compromisso da empresa com experiências digitais abertas, acessíveis e orientadas por dados.

O Brasil é visto como um mercado de alto potencial de crescimento, especialmente em comparação com regiões mais maduras como EUA e Europa, com um mercado brasileiro ainda em expansão no uso de robustas Plataformas de experiência digital.

Via TI Inside

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.