A primeira semana de setembro vai agitar os mercados financeiros com vários indicadores econômicos importantes. O foco estará no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, além da produção industrial e da balança comercial. Nos EUA, o payroll de agosto será um dado-chave para o mercado de trabalho, refletindo a saúde da economia.
Na Europa, os olhos estarão voltados para o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e a taxa de desemprego, que podem influenciar as decisões do Banco Central Europeu. Também serão divulgados os PMIs de serviços da China e do Japão, fundamentais para entender a atividade econômica na Ásia. Assim, a agenda da semana é essencial para direcionar decisões de investimento.
A semana inclui a divulgação do PMI industrial da Zona do Euro na segunda-feira e, na terça, o aguardado CPI da Zona do Euro e o PIB do Brasil. Os EUA farão a divulgação do PMI industrial, enquanto o Brasil trará dados sobre produção industrial. A quarta será marcada por mais indicadores relevantes, incluindo dados sobre vagas de emprego nos EUA.
A primeira semana de setembro promete ser agitada para os mercados financeiros, com a divulgação de diversos indicadores econômicos cruciais. Investidores globais estarão de olho nos dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, bem como na produção industrial e na balança comercial. Nos Estados Unidos, o destaque vai para o payroll de agosto, um termômetro importante do mercado de trabalho.
Na Europa, a atenção se volta para o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e a taxa de desemprego, que podem influenciar as políticas do Banco Central Europeu. A China e o Japão também divulgarão seus PMIs de serviços, oferecendo um panorama da atividade econômica nesses gigantes asiáticos. A Agenda de indicadores desta semana será, sem dúvida, um guia para decisões de investimento.
A Agenda de indicadores começa com a divulgação do PMI industrial da Zona do Euro e do Reino Unido na segunda-feira. A Zona do Euro também divulgará sua taxa de desemprego, oferecendo pistas sobre a saúde do mercado de trabalho europeu. No Brasil, o Relatório Focus trará as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos.
Na terça-feira, a Agenda de indicadores reserva a divulgação do CPI da Zona do Euro e do tão aguardado PIB brasileiro. Nos Estados Unidos, será divulgado o PMI industrial, enquanto Japão e China apresentarão seus PMIs do setor de serviços, indicadores chave para entender o ritmo de suas economias.
A quarta-feira trará o PMI de serviços da Zona do Euro e do Reino Unido, bem como o PPI da Zona do Euro. No Brasil, serão divulgados dados sobre a produção industrial e o PMI de serviços. Os Estados Unidos apresentarão o Jolts, um indicador de vagas de emprego, e o Livro Bege do Federal Reserve, que oferece um panorama da economia americana.
Na quinta-feira, a Agenda de indicadores inclui as vendas no varejo da Zona do Euro e os pedidos semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos. Os EUA também divulgarão o relatório da ADP, a balança comercial e o PMI do setor de serviços. O Brasil fechará o dia com a divulgação de sua balança comercial.
A semana se encerra com a divulgação das vendas no varejo do Reino Unido e do PIB da Zona do Euro na sexta-feira. O Brasil apresentará o PPI, enquanto os Estados Unidos divulgarão o payroll de agosto, o dado mais aguardado da semana para avaliar a Agenda de indicadores. O Brasil também divulgará dados sobre a produção de veículos.
Via Money Times