A penúltima semana do ano traz uma agenda econômica mais leve devido aos feriados, mas com dados relevantes para analistas e investidores. No Brasil, ganha destaque a divulgação do IGP-M e do Relatório Focus, além do Caged, que mostra informações sobre o emprego formal.
Nos Estados Unidos, o foco será a ata da reunião do Federal Reserve no dia 30 e os pedidos semanais do seguro-desemprego no dia 31. Na China, o índice PMI industrial indicará o ritmo da recuperação econômica da segunda maior economia mundial.
Ao final da semana, diversos países, como Brasil, Zona do Euro, Reino Unido e EUA, divulgarão seus índices PMI industriais, oferecendo um panorama inicial da atividade econômica para 2024. Esses dados ajudarão a entender o cenário fiscal, de emprego e monetário global.
A última semana do ano apresenta uma agenda econômica mais leve, devido aos feriados, mas inclui dados importantes para investidores. No Brasil, o destaque fica para o IGP-M e o Relatório Focus em 29 de dezembro, seguidos pelo Caged que traz informações sobre emprego formal. No dia 30, saem o balanço orçamentário e a taxa de desemprego, indicadores que ajudam a analisar o cenário fiscal e do mercado de trabalho.
Nos Estados Unidos, atenção para a ata da reunião do Federal Reserve (Fomc), que será divulgada no dia 30, além dos pedidos semanais de seguro-desemprego, no dia 31, em uma semana curta pelo feriado de Ano Novo.
Pela China, o PMI industrial será divulgado em 30 de dezembro, mostrando o ritmo da segunda maior economia mundial. Na sexta-feira, 2 de janeiro, vários países publicam índices PMI industriais, entre eles a Zona do Euro, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos, oferecendo uma visão inicial da atividade econômica no começo de 2024.
Este conjunto de indicadores será importante para avaliar as primeiras movimentações econômicas do novo ano, especialmente considerando as questões fiscais e de emprego no Brasil, além das decisões monetárias dos EUA e a recuperação econômica global.
Via Money Times