Al Gore destaca o Brasil na luta contra a crise climática

Al Gore menciona o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas durante treinamento de lideranças.
01/07/2025 às 11:53 | Atualizado há 8 horas
Lideranças climáticas Brasil
Al Gore destaca a importância do Brasil no combate às mudanças climáticas. (Imagem/Reprodução: Exame)

Em agosto, a ONG Climate Reality Project, criada por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, promoverá um evento gratuito no Rio de Janeiro, voltado para a formação de Lideranças climáticas Brasil. Essa iniciativa integra os preparativos para a Conferência do Clima COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém, no Pará. Durante três dias, os participantes poderão assistir a palestras, participar de oficinas e interagir com especialistas no tema.

O treinamento tem como objetivo desenvolver soluções locais para comunidades vulneráveis que enfrentam os desafios impostos pela crise climática. Parte da programação incluirá discussões sobre resiliência climática e estratégias de financiamento para essas ações. Os presentes terão acesso a aulas que abordam as últimas novidades científicas sobre a crise climática, além de habilidades em comunicação e mobilização para fomentar uma transição energética equitativa.

Entre os palestrantes estarão Al Gore, Phyllis Cuttino, presidente e CEO do Climate Reality Project, Guilherme Syrkis, diretor-executivo do Centro Brasil no Clima, Kimberly dos Santos Silva, diretora regional para a Amazônia no Palmares Lab, e Tasso Azevedo, fundador e coordenador geral do MapBiomas. O evento será realizado em português e em inglês, com tradução simultânea disponível em algumas sessões.

Em suas declarações, Al Gore ressaltou que o Brasil desempenha um papel crucial na luta contra a crise climática. De acordo com ele, as consequências já se fazem sentir, com ondas de calor intensas, secas prolongadas, incêndios florestais e enchentes, que colocam em risco vidas e meios de subsistência. No entanto, o país também tem potencial para liderar soluções. Gore lembrou que o Brasil sediou a Eco-92, um evento que marcou o início de um movimento global contra a crise climática.

O treinamento do Climate Reality no Rio de Janeiro busca não apenas informar, mas também inspirar e empoderar lideranças em todo o Brasil a tomarem ações urgentes em suas comunidades, além de atuarem no cenário internacional. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas pelo site da organização. Os interessados devem se inscrever para garantir a participação nesta importante iniciativa que visa fortalecer as Lideranças climáticas Brasil.

*i>Via Exame*

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.