AOL encerra serviço de internet discada nos EUA em setembro

Internet discada da AOL será encerrada; entenda as implicações.
11/08/2025 às 14:02 | Atualizado há 3 dias
Internet discada da AOL
America Online, pioneira da internet, conectou milhões em 1991 com sua conexão discada. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)

A AOL anunciou o fim do serviço de Internet discada, que se encerrará em 30 de setembro nos Estados Unidos. O encerramento se dá após uma queda na demanda por essa tecnologia, que já foi pioneira nos anos 90. A empresa, agora parte da Verizon, formalizou a decisão em comunicado recente.

Desde o seu lançamento em 1991, a AOL revolucionou o acesso à internet com a discada. Porém, a popularização da banda larga fez com que o uso desse serviço se reduzisse consideravelmente. Em 2023, restavam apenas aproximadamente 160 mil usuários desse modelo de conexão nos EUA, principalmente em áreas rurais.

Além do fim da conexão discada, a AOL também interromperá o suporte ao software AOL Dialer e ao navegador AOL Shield. A transição para tecnologias mais avançadas reflete uma evolução necessária, mas deixa um marco na história da internet para muitos que cresceram nessa época.
A Internet discada da AOL, um serviço que marcou o início da era da internet para muitos, terá seu funcionamento descontinuado nos Estados Unidos a partir de 30 de setembro. A decisão afeta diretamente o software e o navegador associados a essa forma de conexão, representando o fim de um período significativo na história da tecnologia. O anúncio foi formalizado na página de suporte da empresa na última sexta-feira, dia 8.

A America Online (AOL) lançou o serviço de conexão dial-up em 1991 nos Estados Unidos, tornando-se uma das pioneiras da internet no país. Além da conexão, a AOL oferecia portal de notícias, serviço de e-mail, plataforma de mensagens instantâneas e navegador próprio. No Brasil, a AOL chegou em 1999, mas não alcançou o mesmo sucesso que nos EUA.

A decisão de encerrar o serviço de Internet discada da AOL, segundo a empresa que agora pertence à Verizon, ocorreu após uma análise de rotina dos produtos e serviços oferecidos. A explicação mais plausível para essa mudança é a baixa quantidade de usuários que ainda utilizam essa modalidade de conexão. Com a popularização da banda larga a partir dos anos 2000, a internet discada perdeu espaço.

O avanço das conexões móveis, como 4G e 5G, e a disponibilidade da internet via satélite, como a Starlink, também contribuíram para a diminuição da demanda pela Internet discada da AOL. Essas alternativas oferecem velocidades superiores à conexão dial-up, considerada obsoleta há algum tempo. Apesar disso, a internet discada ainda é utilizada em áreas rurais e remotas, onde a banda larga e outras opções não estão disponíveis.

Junto com o fim da conexão discada, a AOL também anunciou o fim do software AOL Dialer e do navegador AOL Shield, que não estarão mais disponíveis a partir de outubro. Os usuários que utilizam sistemas operacionais antigos e conexões mais lentas, para os quais esses programas eram otimizados, precisarão buscar alternativas. A America Online assegurou que essas mudanças não afetarão outros benefícios dos planos dos assinantes. Em 2023, a empresa registrou cerca de 160 mil usuários de internet discada nos EUA, que se conectavam através de linhas de telefone fixo.

No final da década de 1990, a chegada da AOL ao Brasil foi marcada pela distribuição de CDs com acesso gratuito à internet. Para utilizar o serviço, era necessário instalar o software presente no CD, que incluía o discador e o navegador exclusivo, permitindo o uso da internet gratuita por três meses. O usuário não pagava pelo provedor, mas arcava com os custos da ligação telefônica.

A conexão era feita através do modem do computador, que se conectava à linha telefônica, que ficava ocupada durante a transmissão de dados. Como as operadoras cobravam pela duração da ligação, usar a Internet discada da AOL durante o dia resultava em contas elevadas. Muitos usuários optavam por se conectar entre meia-noite e 6h da manhã, quando era cobrado apenas um pulso, ou nos feriados e finais de semana.

A AOL encerrou suas operações no Brasil em 2006, quando possuía pouco mais de 100 mil clientes, que foram transferidos para o provedor Terra. Alguns dos serviços da empresa aparecem no filme Mensagem para Você (1998), com Meg Ryan e Tom Hanks.

Via TecMundo

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.