O Aplicativo Newsreel gamificado busca revolucionar o consumo de notícias, especialmente entre os jovens de 18 a 30 anos. Esse público, muitas vezes distante das plataformas tradicionais de notícias, encontra nas redes sociais, como Instagram e TikTok, sua principal fonte de informação. O Newsreel surge como uma alternativa, combinando notícias com a dinâmica dos jogos. A proposta é simples: transformar as principais notícias do dia em quizzes interativos.
O aplicativo oferece diariamente três notícias relevantes sobre política e temas internacionais. A leitura é dividida em etapas, com quizzes de perguntas e respostas para garantir o engajamento do usuário. Esse formato, inspirado no aplicativo de idiomas Duolingo, utiliza o sistema de “_streaks_” (sequências diárias) para incentivar o acesso e a leitura diária das notícias.
Jack Brewster, fundador do Newsreel, comentou em entrevista ao site britânico Press Gazette que a Geração Z se interessa por notícias, sim. Mas o formato precisa ser mais direto e estimulante, e é isso que o aplicativo oferece. Atualmente, o Newsreel aborda tópicos de política e relações internacionais. A ideia é expandir os temas e incluir áreas como economia, tecnologia e cultura.
O projeto já captou US$ 200 mil em investimentos e busca agora US$ 1 milhão para sua expansão. No momento, o aplicativo é comercializado para universidades nos Estados Unidos e Canadá. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Contudo, os planos futuros incluem a expansão para o público em geral, com a possibilidade de assinaturas ou a exibição de anúncios para sustentar o projeto.
Via Exame