O setor de táxis voadores para defesa vislumbra um futuro promissor, impulsionado pelo apoio governamental nos Estados Unidos e pelas oportunidades nos setores militar, de emergência e carga. Executivos da área compartilharam essa perspectiva durante a feira de aviação Paris Airshow, palco de debates e novidades do setor aéreo.
O incentivo regulatório dado pelo governo dos EUA aos eVTOLs, aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical, sinaliza um novo capítulo para o setor. O objetivo é assegurar a liderança americana na tecnologia frente ao avanço asiático. Essa medida injeta ânimo em um mercado que busca superar desafios regulatórios e críticas.
Kyle Clark, da BETA Technologies, ressalta que, ao direcionar os eVTOLs para aplicações estratégicas, seus benefícios se tornam evidentes. Setores como serviços médicos de emergência, transporte de carga e operações militares representam um caminho viável para a expansão dos **táxis voadores para defesa**.
Fabricantes apostam em alternativas mais acessíveis e silenciosas aos helicópteros, que abrangem desde o transporte de passageiros e mercadorias até missões de resgate. BETA, Joby Aviation e Archer Aviation integram o Programa Agility Prime da Força Aérea dos EUA, visando o desenvolvimento de tecnologias para aeronaves híbridas-elétricas e carga autônoma.
JoeBen Bevirt, da Joby Aviation, destaca o apoio e aprendizado obtidos na Base da Força Aérea de Edwards, vislumbrando **oportunidades no setor de defesa**. Clark, da BETA, enfatiza a confiabilidade de suas aeronaves para diversas missões militares, mencionando contratos e colaborações com as forças armadas.
A parceria entre EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, anunciada na feira de Paris, visa agilizar a certificação global de eVTOLs. Essa colaboração internacional demonstra um esforço coordenado para impulsionar a adoção da tecnologia. A Wisk Aero, com foco em serviços automatizados, reforça o potencial de inovação no setor.
Embora a preocupação com sistemas de direção autônoma em carros possa gerar questionamentos, a demonstração do potencial comercial dos eVTOLs é crucial. Clark, da BETA, relata o transporte de passageiros para o aeroporto JFK, em Nova York, com um custo de apenas US$7 em eletricidade, evidenciando a eficiência da propulsão elétrica.
Para Clark, a chave está em explorar os benefícios da propulsão elétrica, utilizando as aeronaves de forma intensiva. O foco deve estar em aplicações que permitam explorar ao máximo a eficiência e os baixos custos operacionais dos **táxis voadores para defesa**.
Via InvestNews