Aprovação de Lula cresce em meio à disputa com Trump, revela pesquisa

Pesquisa aponta que a aprovação de Lula sobe durante a disputa tarifária com Trump, refletindo mudanças na opinião pública.
31/07/2025 às 12:22 | Atualizado há 2 dias
Aprovação de Lula
A aprovação de Lula supera a desaprovação pela primeira vez em nove meses. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

Em um cenário de crescentes tensões entre o Brasil e os Estados Unidos, a Aprovação de Lula registrou um aumento significativo, superando a desaprovação pela primeira vez em nove meses. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, revela uma mudança no cenário político em meio a disputas tarifárias lideradas por Donald Trump.

No início de julho, Trump ameaçou impor tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras, alegando uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. As tarifas foram formalizadas, com algumas isenções, e sanções foram impostas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator do processo contra Bolsonaro.

O governo Lula reagiu, classificando Trump como “imperador” indesejado e as sanções como “inaceitáveis”. A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg aponta 50,2% de aprovação ao governo Lula, um aumento em relação aos 49,7% da pesquisa anterior.

Este resultado sugere que as ações de Trump podem ter um efeito contrário no Brasil, fortalecendo o apoio popular ao governo Lula. A proporção de entrevistados que avaliam o governo como bom ou ótimo também cresceu, atingindo 46,6%, embora ainda esteja abaixo dos 48,2% que o consideram ruim ou péssimo.

Em um cenário de nova eleição, 47,8% dos entrevistados votariam em Lula, contra 44,2% em Bolsonaro. Apesar de inelegível até 2030, Bolsonaro insiste em concorrer, enquanto Lula sinaliza sua intenção de buscar a reeleição.

A pesquisa, realizada entre 25 e 28 de julho, ouviu 7.334 brasileiros adultos online, com margem de erro de 1 ponto percentual. Os dados indicam uma possível mudança no cenário político, com a Aprovação de Lula em ascensão.

Via Money Times

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.