Nesta segunda-feira (2), a NASA realiza o “ensaio geral molhado” da missão Artemis 2, simulando o abastecimento do foguete Space Launch System (SLS) sem acionar os motores.
O procedimento inclui o carregamento de mais de 2,65 milhões de litros de oxigênio e hidrogênio líquidos, necessários para a propulsão do foguete. A transmissão ao vivo começa às 12h50 pela NASA TV e YouTube.
Este teste é fundamental para garantir segurança e eficiência antes do lançamento real, que pretende levar astronautas à órbita lunar na próxima etapa do programa Artemis, retomando a exploração da Lua após mais de 50 anos.
Nesta segunda-feira (2), a NASA realiza um teste importante para a missão Artemis 2, que pretende levar novamente a humanidade à órbita lunar. Conhecido como ensaio geral molhado, o procedimento simula o abastecimento do foguete Space Launch System (SLS) e a contagem regressiva, sem acionar os motores.
O abastecimento começará por volta das 13h, com transmissão ao vivo pela NASA TV e no canal oficial da agência no YouTube a partir das 12h50. Esse processo envolve o carregamento de mais de 2,65 milhões de litros de oxigênio líquido supergelado e hidrogênio líquido, que servem como propelentes.
Desde sábado (31), a equipe já executa um exercício que visa ensaiar as etapas essenciais antes do lançamento real. A parte mais delicada é o abastecimento, principalmente pelo uso do hidrogênio líquido, uma substância que tem moléculas muito pequenas e pode escapar facilmente por fissuras. Esse ponto exigiu atenção redobrada após problemas semelhantes ocorrerem no teste da Artemis 1, em 2022.
O sucesso do ensaio geral molhado é fundamental para garantir segurança e eficiência na próxima etapa do programa Artemis, que retoma a exploração lunar após mais de 50 anos. Caso tudo transcorra conforme o previsto, a missão poderá lançar astronautas rumo à Lua em breve.
Via Olhar Digital