Astronautas começam retorno à Terra após problema médico a bordo da ISS

Astronautas da missão Crew-11 iniciam retorno antecipado à Terra por problema de saúde de um tripulante.
14/01/2026 às 20:44 | Atualizado há 2 horas
               
Descrição apresenta informações sobre problema de saúde e missão Crew-11 prevista para maio. (Imagem/Reprodução: Redir)

Os astronautas da missão Crew-11 começaram o retorno à Terra na noite de 14 de janeiro de 2026 devido a um problema médico identificado em um dos tripulantes. A nave Dragon, da SpaceX, realizou o desacoplamento da Estação Espacial Internacional para iniciar a reentrada.

A NASA informou que o estado de saúde do astronauta é estável e que a condição não está relacionada às atividades na estação. O pouso da nave está previsto para as 5h40 do dia seguinte, com toda a operação sendo autônoma.

Com o retorno antecipado, a caminhada espacial programada foi cancelada e o comando da ISS agora está sob a responsabilidade do cosmonauta Sergei Kud-Sverchkov. A NASA estuda antecipar a próxima missão tripulada prevista para fevereiro.

Pouco depois das 19h20 de 14 de janeiro de 2026, os astronautas da missão Crew-11 iniciaram o retorno para a Terra a bordo da nave Dragon, da SpaceX. O pouso está previsto para ocorrer às 5h40 do dia seguinte. A volta antecipada foi motivada por um sério problema médico identificado em um dos tripulantes na última semana, fato que levou à primeira remoção antecipada da Estação Espacial Internacional (ISS) por razões de saúde.

A missão, que deveria durar até maio, tinha como integrantes os americanos Zena Cardman e Mike Fincke, o japonês Kimiya Yui e o russo Oleg Platonov. A NASA não divulgou detalhes sobre o quadro de saúde ou a identidade do astronauta afetado, mas garantiu que o estado é estável e que a condição não está relacionada às atividades realizadas na ISS.

O retorno da nave é autônomo, sem necessidade de interferência dos astronautas no veículo, que desacoplará da estação e acionará seus propulsores para iniciar o trajeto de reentrada e pouso. Em função do ocorrido, uma caminhada espacial prevista para a semana foi cancelada.

Com a saída da Crew-11, o comando da estação fica com o cosmonauta Sergei Kud-Sverchkov, acompanhado de Sergei Mikaev e Chris Williams. A próxima missão tripulada, Crew-12, está planejada para 15 de fevereiro, mas a NASA avalia antecipar essa data.

Via Folha de S.Paulo

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.