Um atleta de wingsuit sofreu uma queda durante salto na Pedra do Cabrito, em Castelo, Espírito Santo, no último domingo (15). Ele perdeu o controle e caiu em uma área de difícil acesso, entre árvores e formações rochosas.
O resgate foi complexo e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer). Com dificuldades para o resgate terrestre, uma equipe especializada foi transportada por helicóptero para realizar a retirada do atleta usando técnicas de rapel.
Após ser resgatado, o atleta foi encaminhado a uma unidade hospitalar para atendimento médico. Até o momento, o estado de saúde dele não foi divulgado pelas autoridades.
Na manhã de domingo (15), um atleta de wingsuit sofreu uma queda na Pedra do Cabrito, município de Castelo, e precisou ser resgatado em uma operação complexa. O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) foram mobilizados para atender a ocorrência.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o atleta perdeu o controle durante o salto, caindo entre árvores e uma formação rochosa. Ele ficou com ferimentos na perna e preso em uma área de difícil acesso, inviabilizando o resgate por terra. O acionamento do Notaer foi essencial para a extração aérea do esportista.
Inicialmente, a aeronave Harpia 08 tentou realizar a retirada, mas as condições do terreno impediram a operação direta pelo helicóptero. Uma segunda aeronave, a Harpia 02, foi ativada para transportar uma equipe do Centro de Resgate em Altura, que saiu de Vitória até o local.
Quatro bombeiros com equipamentos específicos chegaram até um platô a cerca de 50 metros do atleta e prepararam uma via de rapel para alcançar e retirar a vítima com segurança. Uma equipe em solo, com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ficou de prontidão para prestar os primeiros socorros após o resgate.
Após a retirada, o atleta foi encaminhado a uma unidade de saúde para atendimento médico. Até o momento, o estado de saúde atualizado do esportista não foi divulgado.
Via ES Hoje