Banco Master: Confirmada nova data para depósito do valor do FGC aos investidores de CDBs

FGC vai liberar pagamento a investidores dos CDBs do Banco Master em até dez dias. Saiba como receber seu valor protegido.
09/01/2026 às 16:28 | Atualizado há 1 dia
               
Investidores de CDBs do Master começarão a receber valores do FGC em até 10 dias. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

Investidores dos CDBs do Banco Master podem receber os valores protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em até dez dias, conforme informações do site Valor Investe.

A demora estava ligada a uma suspensão de inspeção pelo Tribunal de Contas da União. O Banco Central decretou a liquidação do banco há mais de 50 dias, e o FGC aguarda a lista oficial de credores para iniciar os pagamentos.

O ressarcimento exige cadastro no aplicativo do FGC, onde o investidor deve informar seus dados bancários. O processo pode levar até 30 dias úteis até a transferência dos valores.

Os investidores dos CDBs do Banco Master podem começar a receber os valores protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) na próxima semana ou em até dez dias, segundo o site Valor Investe. O FGC ainda não comentou sobre prazos, aguardando a lista oficial de credores enviada pelo banco.

A demora no pagamento estava relacionada a uma decisão do Tribunal de Contas da União, que suspendeu uma inspeção solicitada anteriormente. Essa questão foi um dos principais obstáculos para o início dos repasses. O Banco Central decretou a liquidação do Master há mais de 50 dias, ultrapassando o prazo médio informado inicialmente pela garantia de 30 dias.

Após a liquidação extrajudicial, o Banco Central assume o controle do banco e o FGC começa a ativar a proteção aos depósitos. O pagamento, entretanto, não é automático. O investidor precisa acessar o aplicativo do FGC, cadastrar-se e informar a conta bancária para receber o ressarcimento.

O processo envolve três etapas: envio da lista de credores pelo banco, liberação da opção para solicitar o pagamento no aplicativo e transferência dos valores após validação dos dados e assinatura digital. Esse procedimento pode levar até 30 dias úteis para ser concluído.

O caso do Banco Master é o maior em espera no pagamento pelo FGC desde 2013, envolvendo cerca de 1,6 milhão de credores e valores que ultrapassam R$ 41 bilhões. O Tribunal de Contas reforçou que não pretende rever a liquidação, mas seguirá fiscalizando o processo conduzido pelo Banco Central.

Via Money Times

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.