A BlaBlaCar, startup francesa de caronas, comemora uma década de atividades no Brasil, acumulando mais de 20 milhões de usuários. A empresa, que chegou ao Brasil em 2015, planeja expandir ainda mais sua presença no mercado de mobilidade intermunicipal.
A introdução do marketplace para passagens de ônibus em 2020 foi um ponto de virada que solidificou a BlaBlaCar como uma plataforma multimodal. Tatiana Mattos, CEO da companhia no Brasil, destaca a afinidade dos brasileiros com o conceito de caronas, permitindo uma convivência mais colaborativa entre os usuários.
Com uma estratégia focada em feedback contínuo dos usuários e inovação entre os serviços de caronas e ônibus, a empresa busca se posicionar cada vez mais como líder em mobilidade de longa distância, reduzindo o uso de carros individuais nas estradas.
A startup francesa BlaBlaCar no Brasil celebra uma década de operações em solo nacional, tendo conquistado mais de 20 milhões de usuários. Desde sua chegada em 2015, a empresa se estabeleceu como líder de mercado no Brasil, considerando sua importância estratégica na expansão global da companhia. Agora, a empresa se projeta para uma nova fase de crescimento, visando solidificar-se como principal aplicativo de mobilidade para viagens intermunicipais.
A trajetória da empresa começou com o serviço de caronas, que ressoou bem com a cultura brasileira, marcada por uma forte inclinação à colaboração entre membros das comunidades. Tatiana Mattos, atual CEO da BlaBlaCar no Brasil, observou que “o brasileiro tem uma afinidade com esse conceito e costuma colaborar com facilidade”.
O grande avanço ocorreu em 2020, quando a startup lançou um marketplace para passagens de ônibus, ampliando seu escopo para uma plataforma multimodal que combina caronas e viagens de ônibus. Atualmente, a empresa busca integrar ambas as opções de transporte, visando oferecer aos usuários uma experiência simplificada e coesa, independentemente da modalidade escolhida.
No Brasil, o transporte por ônibus é predominante e, segundo Tatiana, serve como o equivalente ao sistema ferroviário da Europa. Já o serviço de caronas preenche lacunas nos mercados de transporte, especialmente em áreas que não são tão bem atendidas. Os números refletem essa estratégia: em 2024, o volume de viagens de ônibus cresceu 150%, enquanto as caronas aumentaram 35%. Nos primeiros meses de 2025, o setor de ônibus registrou uma alta de 70%.
As operações no Brasil exigiram adaptações específicas, apesar da estrutura global da plataforma. A empresa implementou algoritmos de machine learning para monitorar comportamentos dos usuários e garantir segurança ao longo das transações. Além disso, limitou a oferta de caronas a duas por dia, mantendo o foco na divisão de custos e evitando o uso comercial da plataforma.
Tatiana também se tornou a primeira executiva fora da Europa a integrar o comitê global da BlaBlaCar, o que simboliza a crescente relevância do Brasil na estratégia global da empresa. Em 2023, o Brasil superou a França, consolidando-se como a operação mais importante da empresa, que possui atualmente 100 milhões de usuários, sendo 17 milhões no Brasil.
Um diferencial na operação brasileira é a atenção constante ao feedback dos usuários. Esse processo de escuta ativa permite ajustes rápidos, e inovações como a venda cruzada entre carona e ônibus foram implementadas. Se uma viagem de carona é cancelada, o sistema automaticamente sugere a opção de ônibus mais próxima e com melhor preço, mantendo a confiabilidade do serviço.
Embora a BlaBlaCar tenha fechado uma rodada de financiamento de US$ 115 milhões em 2021, focando em aquisições, a previsão de abertura de capital (IPO) segue indefinida, com a prioridade atual sendo a criação de uma plataforma robusta e sinérgica para os usuários. Em 2024, a empresa também levantou uma linha de crédito de € 100 milhões para suas aquisições e expansões.
As metas para 2025 incluem aumentar o inventário de viagens rodoviárias e aprimorar a penetração de ônibus entre os usuários de carona, promovendo um modelo híbrido que reverbera valor para os parceiros rodoviários ao captar demanda nova ao invés de cannibalizar canais existentes.
O objetivo de longo prazo da BlaBlaCar no Brasil é se estabelecer como a escolha principal em mobilidade de longa distância, reduzindo o número de carros individuais nas estradas e contribuindo para a digitalização de um setor ainda amplamente offline.
Via Startups