O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 100 milhões para a BRQ Digital Solutions, visando turbinar seu plano de inovação. A grana será usada para acelerar a estratégia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da empresa, focando na criação de 17 aceleradores técnicos para sua plataforma de inteligência artificial (IA), a “Fusion BRQ”. Essa iniciativa se encaixa no programa BNDES Mais Inovação e está alinhada com a Missão 4 (Transformação Digital) da Nova Indústria Brasil, a política industrial do governo federal.
O objetivo principal da BRQ com esse investimento é aplicar IA generativa para dar um gás no desenvolvimento de software e otimizar processos em áreas como finanças, saúde, energia, seguros, varejo, agronegócio e telecomunicações. A expectativa é que esse Financiamento de IA do BNDES gere cerca de 60 novos postos de trabalho qualificados em PD&I.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, ressaltou a importância da inovação e digitalização na nova política industrial do governo, destacando a IA como uma tecnologia transformadora que amplia a competitividade e impulsiona a soberania tecnológica do país. Para Rodrigo Frizzi, CEO da BRQ Digital Solutions, o investimento contínuo em inovação é essencial, e o apoio do BNDES fortalece a capacidade da empresa de promover soluções mais inteligentes e conectadas às necessidades do futuro.
José Luis Gordon, diretor do BNDES, complementou que o Brasil precisa avançar como desenvolvedor e protagonista nessa nova área tecnológica, essencial para a neoindustrialização brasileira. O Programa Mais Inovação do BNDES tem um papel importante nesse cenário, incentivando o investimento em pesquisa, desenvolvimento e adoção de tecnologias emergentes no setor produtivo nacional.
A BRQ Digital Solutions, fundada em 1993, é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve soluções personalizadas, unindo software, automação e inovação para grandes empresas. A companhia atua em diversos setores e já realizou projetos para mais de 150 empresas em 12 países, estando listada no Bovespa Mais desde 2016.
Via TI Inside