Os aeroportos brasileiros registraram um marco significativo entre janeiro e maio deste ano, com um total de 51,5 milhões de passageiros que embarcaram ou desembarcaram. Essa informação foi divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, destacando que este é o maior volume já documentado para o período desde o início da série histórica em 2000. O número representa um aumento de 10% em comparação a 2024, superando o recorde anterior de 48,6 milhões estabelecido em 2015.
Dentro do total de passageiros, 39,9 milhões foram em voos domésticos, o que indica uma elevação de 8,3% se comparado ao mesmo período do ano passado. Para os voos internacionais, 11,6 milhões de pessoas foram registradas, refletindo um crescimento de 15,8%. Essa forte performance também é evidente na análise mensal, onde em maio foram contabilizados 8,2 milhões de passageiros em voos nacionais, representando um aumento de 14% em relação a maio de 2024. No que diz respeito aos voos internacionais, o país movimentou 2,1 milhões de passageiros, com um crescimento de 13,2%.
A movimentação aeroportos brasileiros revela que os aeroportos de São Paulo foram os mais movimentados no setor doméstico. O Aeroporto de Guarulhos ficou em primeiro lugar, atraindo 11,6 milhões de passageiros. Em seguida, Congonhas registrou 9,5 milhões, com o Aeroporto de Brasília completando o pódio com 5,9 milhões de passageiros entre janeiro e maio.
A lista dos aeroportos mais movimentados é bastante expressiva e inclui:
– **Guarulhos (SP)** – 11,6 milhões de passageiros
– **Congonhas (SP)** – 9,5 milhões
– **Brasília (DF)** – 5,9 milhões
– **Confins (MG)** – 4,9 milhões
– **Campinas – Viracopos (SP)** – 4,7 milhões
– **Galeão (RJ)** – 4,4 milhões
– **Recife (PE)** – 3,7 milhões
– **Salvador (BA)** – 2,9 milhões
– **Porto Alegre (RS)** – 2,5 milhões
– **Santos Dumont (RJ)** – 2,4 milhões
Esse resultado indica não apenas a recuperação do setor aéreo, mas também um crescente interesse das pessoas em viajar, tanto em voos domésticos quanto internacionais. Com esses dados, podemos esperar que a tendência de aumento na movimentação aeroportos brasileiros se mantenha nos próximos meses, refletindo padrões de comportamento dos viajantes e o fortalecimento do turismo no Brasil.
Via Exame