BTG Pactual encerra fundos de títulos de dívida três anos antes do previsto

BTG encerra fundos de bonds três anos antes e avisa cotistas sobre pagamento final até junho.
04/02/2026 às 21:21 | Atualizado há 2 horas
               
BTG Pactual Asset encerra antecipadamente fundos lançados em 2022 por estratégia. (Imagem/Reprodução: Braziljournal)

A BTG Pactual Asset anunciou o encerramento antecipado dos fundos BTG Tactical Bonds 1, 2 e 3, lançados em 2022, que somam cerca de R$ 600 milhões em patrimônio líquido. O prazo foi reduzido em três anos, afetando mais de 10 mil investidores.

A mudança na avaliação dos ativos, que passou a ser feita pelo valor de mercado, resultou em queda de 10% nas cotas. A estratégia inicial esperava queda nos juros brasileiros, mas o cenário se alterou, acelerando a liquidação dos fundos.

O desempenho dos fundos ficou em torno de 80% do CDI. A BTG planeja finalizar os pagamentos aos cotistas até o fim de junho, atendendo a pedidos de liquidez imediata de grandes investidores.

A BTG Pactual Asset decidiu encerrar antecipadamente fundos lançados em 2022, focados na estratégia de arbitrar taxas de títulos de dívida no Brasil e no exterior. O fechamento acontece três anos antes do previsto e afeta mais de 10 mil cotistas dos fundos BTG Tactical Bonds 1, 2 e 3, que totalizam um patrimônio líquido de cerca de R$ 600 milhões.

A mudança no procedimento de avaliação dos ativos, que passará de marcar na curva para marcar a mercado, gerou uma queda de 10% nas cotas, causando surpresa entre os investidores. Essa estratégia foi criada quando as expectativas apontavam para uma queda nos juros brasileiros e spreads de crédito locais mais apertados em comparação ao mercado internacional.

Os fundos investiram em bonds de empresas brasileiras e latino-americanas, convertidos via swap para taxa pré-fixada em reais, evitando a oscilação cambial. O modelo previa um fundo fechado com duração até 2028, com ativos marcados na curva para serem mantidos até o vencimento.

No entanto, os juros brasileiros não caíram como esperado, muitos títulos foram amortizados ou venceram, e o portfólio foi se concentrando em menos ativos. Além disso, algumas aplicações tiveram performance abaixo do previsto. Nos últimos meses, pedidos de grandes cotistas para liquidez imediata aceleraram o encerramento.

Desde o começo, os fundos tiveram um rendimento em torno de 80% do CDI, considerado modesto. O pagamento final aos cotistas está previsto para ocorrer até o fim de junho.

Via Brazil Journal

Sem tags disponíveis.
Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.