Budz muda seu foco para auxiliar empresas e colaboradores na saúde de pets

Conheça como a Budz está ajudando empresas e colaboradores a cuidar melhor de seus animais de estimação.
04/06/2025 às 09:04 | Atualizado há 2 dias
Benefícios pet para empresas
Budz: facilitando o cuidado com os pets de empresas e seus colaboradores. (Imagem/Reprodução: Startups)

A Budz, focada em auxiliar tutores no cuidado com seus animais de estimação, está expandindo suas operações. Após uma mudança estratégica para o modelo B2B, a empresa agora prioriza o aprimoramento de seus serviços e o crescimento de sua base de clientes, com o objetivo de alcançar mais de 500 mil usuários até o final do ano.

A plataforma Budz, liderada por Rodrigo Gomes, Jaimes Almeida Neto e Rafael Rojas, iniciou suas atividades com um modelo B2C, oferecendo opções freemium e assinaturas para tutores de cães e gatos. O aplicativo oferece recursos essenciais para o cuidado dos animais, como telemedicina veterinária, gestão de saúde e rotina, além de uma ferramenta de inteligência artificial para responder dúvidas. Adicionalmente, disponibiliza mais de 140 cursos sobre treinamento, alimentação, saúde e comportamento, fornecendo dicas para educar os animais.

Com o tempo, a startup identificou um crescente interesse de empresas em oferecer o aplicativo Budz como um benefício corporativo. Atualmente, as empresas estão buscando novas formas de atrair e reter talentos, oferecendo desde espaços de jogos e bônus por desempenho até clubes de desconto e outras opções.

Nesse contexto, algumas empresas começaram a ver o aplicativo da Budz como um benefício atrativo para seus colaboradores. Jaimes Almeida Neto, cofundador da empresa, ressalta que o mercado de benefícios está em constante evolução, buscando maior flexibilidade e novas categorias. Além disso, as novas gerações estão construindo uma relação diferente com os animais de estimação, considerando-os como parte da família. Por isso, muitos veem os benefícios pet para empresas como um sinal de cuidado com a família de seus funcionários.

O mercado apresenta um grande potencial, visto que o Brasil possui uma das maiores populações de animais de estimação do mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor movimentou R$ 75,4 bilhões em 2024, um aumento de 9,6% em relação ao ano anterior.

Um dos diferenciais da Budz é seu segmento de atuação. Enquanto a maioria das empresas oferece produtos tradicionais, como seguros que dependem de redes de clínicas e áreas de cobertura limitadas, a solução da Budz é totalmente digital e acessível em qualquer lugar.

Rodrigo Gomes, CEO da Budz, destaca que os animais de estimação têm um impacto direto na saúde das pessoas. Ao oferecer uma plataforma que facilita os cuidados com os animais, as empresas promovem responsabilidade e bem-estar para toda a família. Uma pesquisa da Petz e IMO Insights revelou que 47% dos tutores consideram seus animais grandes aliados no combate ao estresse. Além disso, 36% afirmam que eles ajudam no controle da ansiedade e depressão, enquanto 27% dizem que contribuem para o aumento da autoconfiança.

A Budz ainda não divulgou o número exato de clientes corporativos, mas atende empresas de diversos portes, desde aquelas com 15 colaboradores até grandes corporações com mais de 50 mil funcionários.

Embora a plataforma continue acessível ao público em geral, com opções freemium e assinaturas, a startup agora se concentra no mercado corporativo. Atualmente, com pouco mais de um ano de operação, a Budz já conta com mais de 150 mil usuários e espera continuar crescendo.

Os planos para o futuro incluem aprimorar o produto, com foco em inteligência artificial. Rafael Rojas revela que a empresa está buscando avanços tecnológicos importantes e pretende integrar agentes de IA aos seus serviços, além de desenvolver seus próprios conteúdos. A Budz também espera aprimorar o treinamento da IA e aumentar a precisão das respostas com base nos feedbacks dos clientes e em conteúdos especializados, como estudos e informações de veterinários.

A empresa também planeja investir em artigos científicos e agentes de IA especializados no mercado pet. Rafael explica que já existem empresas que atuam diretamente com veterinários, oferecendo informações e orientações fundamentadas em uma base sólida. Essa estratégia garante que as informações disponíveis na plataforma estejam alinhadas com o conteúdo transmitido pelos profissionais durante a telemedicina.

O roteiro para o segundo semestre inclui investimentos em equipe, CRM e estratégias de vendas. Jaimes Almeida Neto afirma que o grande objetivo é alcançar o maior número de usuários possível e que a estratégia B2B tende a trazer um volume maior, já que será distribuída em grandes bases de clientes. Portanto, a expectativa é chegar ao final do ano com mais de 500 mil usuários na plataforma.

Além dos benefícios pet para empresas, a solução da Budz também é oferecida como Serviço de Valor Agregado (SVA). Rodrigo Gomes acrescenta que muitas empresas estão em negociação para adicionar a solução pet aos serviços que já oferecem, o que pode elevar rapidamente o número de usuários da plataforma.

Inicialmente, os planos serão financiados com recursos próprios, pois a empresa não pretende realizar uma nova rodada de investimento no momento. Desde sua criação, a Budz captou R$ 3,5 milhões por meio de investidores-anjo e uma rodada follow-on. Esse investimento inicial foi destinado ao desenvolvimento da tecnologia, à estruturação da equipe e a investimentos em marketing.

A empresa está atenta às oportunidades de crescimento e avalia a necessidade de uma nova captação de recursos no futuro, dependendo da evolução no mercado B2B e dos resultados obtidos nos próximos meses.

Via Startups.com.br

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.