Nadador olímpico capixaba recorda encontro com o papa Francisco após sua morte

Nadador olímpico do Espírito Santo rememora encontro com o papa Francisco no Vaticano e compartilha suas impressões.
21/04/2025 às 16:04 | Atualizado há 3 meses
Morte do Papa Francisco
Despedida emocionante: o legado do papa Francisco nos inspira no esporte e na vida. (Imagem/Reprodução: Folhavitoria)

A segunda-feira (21) ficou marcada pela morte do Papa Francisco, aos 88 anos, gerando inúmeras homenagens ao redor do mundo. No cenário esportivo, o nadador capixaba João Luiz Gomes Júnior, medalhista em mundiais e finalista olímpico, compartilhou uma lembrança especial de seu encontro pessoal com o Papa Francisco, ocorrido em 2018, no Vaticano, através de sua conta no Instagram.

João Luiz, um dos grandes nomes da natação brasileira, fez questão de expressar seu respeito e admiração pelo pontífice. Ele estava no exterior representando a seleção brasileira de natação e aproveitou a oportunidade para um encontro marcante com o Papa Francisco.

O atleta fez uma homenagem ao Papa, relembrando o impacto que esse momento teve em sua vida. “Um encontro que guardarei para sempre na memória e no coração. Hoje o mundo se despede de um líder que pregou a paz, a empatia e o diálogo entre os povos com coragem e humildade”, escreveu João Luiz em sua publicação.

Ele ainda complementou: “O Papa Francisco nos ensinou que a fé caminha lado a lado com a justiça social, com o cuidado com os mais vulneráveis e com o respeito às diferenças. Tive a honra de estar em sua presença e, naquele instante, compreendi o poder do silêncio que acolhe, do olhar que escuta, da palavra que transforma. Que seu legado continue a inspirar gerações. Descanse em paz, Santo Padre”.

João Gomes Júnior, aos 39 anos, possui uma trajetória notável no esporte. Ele alcançou o quinto lugar na final dos 100m peito nas Olimpíadas do Rio-2016, o melhor resultado da natação brasileira naquele evento. Em 2017, conquistou a medalha de prata nos 50m peito no Mundial de Budapeste, e em 2019, a medalha de bronze nos 50m peito no Mundial de Gwangju.

Além disso, em 2019, João Gomes Júnior também brilhou nos Jogos Pan-Americanos de Lima, conquistando o ouro nos 100m peito e no revezamento 4x100m medley misto, além da prata no 4x100m medley. Em 2021, aos 35 anos, ele adicionou mais um feito ao seu currículo, com a medalha de bronze nos 50m peito no Mundial de Piscina Curta de Abu Dhabi.

Via Folha Vitória

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.