O Celular Seguro completou dois anos com quase 200 mil aparelhos bloqueados relacionados a roubos, furtos e perdas. O aplicativo tem mais de 3,7 milhões de usuários e permite bloqueio do celular, da linha telefônica e apps bancários para evitar fraudes.
Além das melhorias, o app agora permite que qualquer pessoa faça o bloqueio pelo site ou app, mesmo sem cadastro prévio. O recurso ajuda a acelerar o alerta para evitar o uso indevido dos dados e oferece consulta do status do aparelho antes da compra.
O Ministério da Justiça recomenda fazer o alerta imediatamente após o incidente para prevenir golpes. Também foi implementado envio automático de mensagens via WhatsApp para auxiliar na regularização do aparelho bloqueado.
O Celular Seguro completou dois anos e registra quase 200 mil bloqueios de aparelhos ligados a roubo, furto, perda e outras ocorrências, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O aplicativo, que já conta com mais de 3,7 milhões de usuários cadastrados, oferece bloqueio do celular, da linha telefônica e até de apps bancários para proteção contra fraudes.
Desde o lançamento, a ferramenta passou por atualizações importantes, como a autorização para que qualquer pessoa faça o bloqueio pelo app ou pela versão web, mesmo sem estar cadastrada. Essa mudança foi motivada pelo fato de que 80% dos alertas são feitos por quem cria a conta somente após a perda ou roubo, aumentando o risco de golpes.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, recomenda que o alerta seja feito o quanto antes, para evitar que criminosos usem os aplicativos financeiros durante esse intervalo. O aplicativo também oferece um recurso para consultar a situação do aparelho antes da compra, evitando adquirir celulares com restrições.
Outra novidade é o envio automático de mensagens pelo WhatsApp para números bloqueados, orientando o usuário a procurar a delegacia para regularizar a situação.
Para usar o Celular Seguro, é necessário baixar o app, fazer login com a conta gov.br, cadastrar o aparelho, e emitir alerta detalhando a ocorrência para bloquear o celular e proteger os dados. Também é possível indicar contatos de confiança para agilizar notificações quando necessário.
Via g1