CEO do Bluesky, Jay Graber, critica Zuckerberg e defende plataforma sem influência bilionária

Bluesky CEO Jay Graber critica Zuckerberg no SXSW, defendendo uma plataforma descentralizada e sem influência de bilionários. Saiba mais!
10/03/2025 às 21:44 | Atualizado há 3 meses
Bluesky CEO Jay Graber
Jay Graber provoca o CEO da Meta com sua camiseta no SXSW: "um mundo sem Césares". (Imagem/Reprodução: Startups)

Bluesky CEO Jay Graber
causou impacto no SXSW 2025. Sua palestra destacou a crescente relevância do Bluesky, especialmente após as mudanças no Twitter (agora X). Graber aproveitou o evento para criticar figuras como Mark Zuckerberg e defender a segurança dos dados dos usuários. Sua presença no palco principal do evento reforça o momento de crescimento da plataforma.

Vestindo uma camiseta com a frase “mundus sine caesaribus” (“um mundo sem Césares”, em latim), a CEO do Bluesky fez uma clara referência a Mark Zuckerberg. O CEO da Meta, em setembro, usou uma camiseta com a inscrição “aut Zuck aut nihil” (“ou Zuck ou nada”). A mensagem de Graber sinaliza uma postura contra o controle centralizado das redes sociais por bilionários da tecnologia.

Bluesky CEO Jay Graber
reiterou o compromisso da plataforma com sua estrutura open source e descentralizada. A rede social se apresenta como uma alternativa “à prova de bilionários”, diferenciando-se do modelo adotado por Elon Musk no X. Esse posicionamento atraiu mais de 33 milhões de usuários para a plataforma.

Apesar do crescimento, o Bluesky ainda possui uma base de usuários menor que as gigantes Meta (3,35 bilhões) e X (611 milhões). No entanto, o crescimento do Bluesky, impulsionado pela liderança de Bluesky CEO Jay Graber
, demonstra o interesse crescente por alternativas descentralizadas. A busca por maior controle sobre os dados e a moderação de conteúdo impulsionam essa mudança.

A ênfase de Bluesky CEO Jay Graber
em um modelo descentralizado e open source destaca uma tendência crescente no mercado de redes sociais. Usuários buscam plataformas que ofereçam maior transparência e controle sobre suas informações.

Via Startups