A International Meal Company (IMC) (MEAL3) vê um futuro promissor para o Expandir Frango Assado, mesmo após a venda do controle da KFC Brasil para a Kentucky Foods Chile por US$ 35 milhões. Essa mudança estratégica permite que a IMC redirecione seus esforços e recursos para impulsionar o crescimento de outras marcas em seu portfólio, com foco especial no Frango Assado.
A venda do controle da KFC, prevista para ser concluída no terceiro trimestre deste ano, trará um impacto no faturamento da IMC. Contudo, a empresa planejou a operação para continuar a se beneficiar do desempenho da rede como minoritária, reduzindo seu endividamento e abrindo espaço para investir em novas oportunidades.
A recente inauguração da 23ª unidade do Frango Assado em Guararema, um investimento de R$ 5 milhões, exemplifica esse novo momento da empresa. Localizada na Via Dutra, a principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, a nova loja demonstra o potencial de crescimento da marca.
Alexandre Santoro, CEO da IMC, admitiu que o ritmo de expansão do Frango Assado tem sido limitado pela alocação de capital. Com a venda do controle da KFC, a empresa terá mais flexibilidade para investir no crescimento do Frango Assado e explorar novas estratégias de expansão.
A Kentucky Foods Chile, nova controladora da KFC no Brasil, planeja investir na expansão da rede, inclusive com a abertura de lojas de rua, que exigem maiores investimentos, mas costumam trazer melhores resultados. Esse modelo de loja oferece mais espaço, horários de funcionamento mais amplos e a possibilidade de vendas por drive-thru.
Para reduzir os custos de expansão, a IMC tem adotado a estratégia de conversão de lojas. A nova unidade de Guararema, por exemplo, aproveitou a estrutura de um antigo EcoParada Madero. Essa abordagem permite adaptar as instalações existentes e refazer a identidade visual, reduzindo o investimento necessário.
Em 2024, a receita líquida do Frango Assado atingiu R$ 637,4 milhões, com um Ebitda de R$ 94,5 milhões, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. A prioridade da IMC é reduzir sua dívida, utilizando os recursos obtidos com a venda do controle da KFC para esse fim.
A IMC encerrou 2024 com uma dívida líquida de R$ 360,7 milhões, um aumento de 22,1% em relação ao ano anterior. A alavancagem, medida pela relação com o Ebitda, ficou em 2,4 vezes. Com a redução da dívida, a empresa terá mais oportunidades para investir no Frango Assado e em outras marcas do seu portfólio.
Santoro vê a venda do controle da KFC como um acelerador de crescimento para a IMC, permitindo que a empresa tenha um parceiro para ajudar na expansão da rede em um cenário macroeconômico de juros altos. Mesmo com a diluição da participação da IMC na joint venture, o percentual da empresa na sociedade será valorizado com o tempo.
Via InfoMoney