Chimamanda Ngozi Adichie retorna ao Brasil para discutir educação e feminismo

A renomada escritora Chimamanda Ngozi Adichie está de volta ao Brasil para debater educação e feminismo. Não perca!
19/05/2025 às 15:49 | Atualizado há 4 meses
Chimamanda Ngozi Adichie no Rio
Autora best-seller em 50 idiomas brilha em eventos literários no Rio e SP. (Imagem/Reprodução: Exame)

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie no Rio marcará presença em dois eventos importantes em junho, ambos com foco em educação e diversidade, temas centrais em sua obra. Ela participará da 4ª edição do Festival LED – Luz na Educação, organizado pela Globo, nos dias 13 e 14 de junho. O evento ocorrerá no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, onde Adichie debaterá com a jornalista Aline Midlej sobre como a educação pode contribuir para sociedades mais inclusivas.

As inscrições para o Festival LED já estão abertas e são gratuitas. Interessados podem se cadastrar pelo site oficial. O festival tem como objetivo discutir práticas pedagógicas inovadoras em todo o país.

Além disso, Chimamanda Ngozi Adichie também estará na abertura da Bienal do Livro Rio 2025, que começa em 13 de junho e segue até o dia 22. Durante o evento, ela deve falar sobre seu novo romance, A Contagem dos Sonhos, que aborda temas como felicidade, maternidade e as complexidades das relações femininas. A autora ainda terá um encontro com a atriz Taís Araújo, que já declarou admiração por seu trabalho.

Com livros traduzidos para mais de 50 idiomas, Adichie é reconhecida por discutir feminismo, ancestralidade e a diversidade de experiências das mulheres africanas. Entre suas obras mais conhecidas estão Hibisco Roxo, Meio Sol Amarelo e Americanah, além dos ensaios Sejamos Todos Feministas e Para Educar Crianças Feministas.

Depois do Rio de Janeiro, a escritora segue para São Paulo, onde participará do projeto Fronteiras do Pensamento, que reúne intelectuais contemporâneos para debates e reflexões.

Via Exame

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.