As inscrições para a primeira fase do programa **CNH Social Espírito Santo** em 2025 foram encerradas na segunda-feira (21), registrando um total de 82.642 inscritos. Este número representa o segundo maior volume de inscrições na história do programa, demonstrando a crescente importância e o alcance dessa iniciativa no estado.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a consolidação do programa tanto no Espírito Santo quanto em todo o país. Segundo ele, diversos Detrans têm buscado conhecer o modelo capixaba, reconhecendo sua credibilidade junto à população e seu impacto positivo na vida de muitas famílias. Vieira também ressaltou a facilidade de inscrição, realizada de forma online, como um dos fatores cruciais para o sucesso do programa.
A iniciativa do Governo do Estado, através do Detran|ES e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), permite que cidadãos com Cadastro Único atualizado se inscrevam de maneira rápida e fácil, utilizando apenas um celular. Marcelo Cornélio, diretor-geral do Prodest, enfatizou o papel fundamental da tecnologia para viabilizar as inscrições do **CNH Social Espírito Santo**, proporcionando oportunidades de emprego e renda para a população capixaba.
No perfil dos inscritos, destaca-se que 88% buscam a primeira habilitação, 6,5% desejam mudar de categoria e 5,5% pretendem adicionar uma nova categoria à CNH. Quanto ao gênero, 76% das inscrições foram feitas por mulheres e 34% por homens. A faixa etária predominante é de 30 a 39 anos, representando 30% dos inscritos, seguida pela faixa de 18 a 24 anos, com 27%.
Na Grande Vitória, os municípios com maior número de inscritos são Serra (11.562), Cariacica (9.958) e Vila Velha (7.254). No interior do estado, São Mateus lidera com 5.001 inscrições, seguido por Cachoeiro de Itapemirim (2.983) e Aracruz (2.432).
A seleção dos candidatos para o **CNH Social Espírito Santo** é realizada eletronicamente, sem interferência humana. Os critérios de seleção incluem menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, ensino fundamental completo, ser beneficiário do Bolsa Família e a data e hora da inscrição. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B), 20% para a adição de categoria A ou B e 40% para a mudança de categoria D ou E. Cinco por cento das vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PCDs).
A lista de selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran|ES a partir das 12 horas do dia 6 de maio de 2025. As vagas não preenchidas após a desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista serão direcionadas para os candidatos classificados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 7 de julho de 2025, também a partir das 12 horas, no site do Detran|ES. Para mais informações, acesse [www.detran.es.gov.br](http://www.detran.es.gov.br/).
Diante do alto número de inscritos no **CNH Social Espírito Santo**, a expectativa é que o programa continue a impactar positivamente a vida de muitos capixabas, oferecendo a oportunidade de obter a CNH de forma gratuita e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.