Pesquisadores descobriram que uma vaca na Áustria demonstra inteligência ao usar uma vassoura para se coçar em diferentes partes do corpo. Esse comportamento indica flexibilidade cognitiva inédita entre bovinos domésticos.
A vaca, chamada Veronika, manipula o objeto de forma diferenciada, utilizando as cerdas para as costas e o cabo para a barriga, algo semelhante a primatas. O ambiente estimulante e o tratamento como pet contribuíram para esse aprendizado.
O estudo, publicado na revista Current Biology, desafia a ideia de que bovinos têm inteligência limitada, sugerindo que esses animais podem ter habilidades cognitivas mais avançadas do que se acreditava.
Bovinos podem demonstrar níveis de inteligência pouco explorados até agora, como mostrou Veronika, uma vaca doméstica austríaca que utiliza ferramentas para se coçar. Essa habilidade, inédita entre bovinos, foi observada enquanto a animal manipulava uma vassoura de formas distintas para atingir diferentes áreas do corpo, evidenciando flexibilidade cognitiva.
Na região onde Veronika vive, a Áustria, ela é tratada como um pet, o que contribui para seu desenvolvimento cognitivo mais avançado comparado a outros bovinos. O fazendeiro Witgar Wiegele percebeu esse comportamento há cerca de dez anos, e desde então a vaca aprimorou sua destreza no uso de objetos para aliviar a coceira causada por insetos.
Pesquisadores descrevem que Veronika usava o lado com cerdas da vassoura para as costas e o cabo para a barriga, o que demonstra um uso diferenciado da ferramenta, algo semelhante ao que é observado em chimpanzés e humanos. Essa observação inédita foi registrada em artigo publicado na revista Current Biology, marcando a primeira vez que o uso flexível de ferramentas por bovinos domésticos foi documentado.
Esse comportamento desafia a visão estereotipada da baixa inteligência das vacas, reforçada até por cultura popular, como nas tirinhas de Gary Larson que fazem humor com a ideia de vacas usando ferramentas rudimentares. Os cientistas sugerem que a longa vida e ambiente estimulante da vaca Veronika foram fundamentais para essa demonstração de cognição animal, indicando que a inteligência dos bovinos pode ser maior do que se imaginava.
Via Super