A Copa Espírito Santo 2025 começa neste sábado, com 11 times das Séries A e B do Campeonato Capixaba. O torneio garante uma vaga na Série D do Brasileirão de 2026 para o campeão. Uma possível vaga na Copa Verde 2026 para o vice-campeão ainda aguarda confirmação da CBF.
Formato da Copa Espírito Santo 2025
Onze times, oito da Série A e três da Série B do Estadual, disputam a Copa Espírito Santo 2025. São eles: Porto Vitória, Vitória-ES, Capixaba, Desportiva Ferroviária, Rio Branco-ES, Rio Branco VN, Real Noroeste, Vilavelhense, Linhares FC, Sport-ES e Serra. A primeira fase terá turno único, classificando os oito melhores para o mata-mata.
Disputa acirrada na Copa Espírito Santo 2025
O Porto Vitória, atual campeão capixaba, dividirá atenções com a Série D. Rio Branco-ES, também na Série D, usará a Copa Espírito Santo 2025 como preparação para 2026. Vitória-ES e Desportiva Ferroviária, semifinalistas do Capixaba, mantiveram seus técnicos e se reforçaram. O Vitória-ES contratou Pepeu, Jorge Mendes e Roberto Júnior. A Desportiva trouxe João Paulo e Rosinho.
Estreantes e veteranos na Copa Espírito Santo 2025
Capixaba, Rio Branco VN, Real Noroeste e Vilavelhense mantiveram parte de seus elencos. O Capixaba terá novo técnico: Max Sandro, campeão da Série B 2024. Linhares FC, Sport-ES e Serra estreiam na temporada. O Linhares, campeão da Copa ES em 2023, será comandado por Vitor Torrezani. Sport-ES segue com Fabrício Rodrigues e o Serra terá Renan Favarato.
Mata-mata e VAR na Copa Espírito Santo 2025
Quartas e semifinais terão jogos de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será da equipe com melhor campanha na primeira fase. Empates levam a disputa para os pênaltis. A final será em jogo único, provavelmente no Kleber Andrade, com renda revertida aos finalistas. Todas as partidas do mata-mata contarão com VAR Light, custeado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). A FES também custeará taxas de arbitragem e quadro móvel.
Histórico de campeões da Copa Espírito Santo
Vitória-ES e Real Noroeste são os maiores campeões da Copa Espírito Santo, com quatro títulos cada. O Estrela do Norte tem três conquistas e a Desportiva Ferroviária, duas. A Copa ES existe desde 2003. A edição de 2025 promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos, com times tradicionais e novatos buscando o título e a vaga na Série D 2026. Fique ligado para mais informações sobre a Copa Espírito Santo 2025.
Via ge.globo