A Microsoft anunciou que o Copilot Vision do Windows agora permite que os usuários do Windows 11 compartilhem a tela de seus computadores. Essa atualização possibilita que a inteligência artificial (IA) generativa analise o conteúdo exibido e interaja em tempo real com o usuário. O novo recurso foi lançado na terça-feira (15) e já está em fase de testes.
Essa funcionalidade chega como uma atualização do Copilot Vision, lançado no ano anterior, que já oferecia capacidades de visão à IA. Anteriormente, o bot tinha um acesso limitado, conseguindo interagir apenas com alguns aplicativos, como a tela de navegação do Edge. Agora, a capacidade foi expandida para toda a área de trabalho.
Com essa nova função, o Copilot consegue analisar os conteúdos que aparecem na tela, fornecer insights e responder às perguntas dos usuários, oferecendo orientações por meio de voz. É possível solicitar sugestões para aprimorar um projeto criativo, obter orientações durante um jogo ou até mesmo receber auxílio para melhorar um currículo.
Para utilizar o compartilhamento de tela com o Copilot Vision, o usuário precisa abrir o aplicativo da IA em seu computador e clicar no ícone de óculos. Em seguida, basta selecionar a área de trabalho que deseja compartilhar com o bot e iniciar a interação. Para interromper o compartilhamento, basta clicar em “Parar” ou no “X” no compositor.
Outra forma de ativar a visão da IA da Microsoft é através do recurso de “Conversa de voz”. Durante uma conversa com o bot, o usuário pode clicar no ícone de óculos e compartilhar a tela, fornecendo orientações e fazendo perguntas por voz. A nova funcionalidade do Copilot Vision do Windows assemelha-se ao Gemini Live do Google.
De acordo com a Microsoft, as funções ampliadas do Copilot Vision estão sendo liberadas primeiramente para os testadores inscritos no programa Windows Insider, nos mercados onde a tecnologia de visão da IA está habilitada. Os novos recursos estão disponíveis a partir da versão 1.25071.125 do chatbot para Windows 11.
A Microsoft também informou que a ferramenta está sendo lançada de forma gradual, o que significa que nem todos os testadores receberão a novidade de imediato. A empresa declarou estar entusiasmada para monitorar as melhorias com os Insiders, garantindo que todos os clientes tenham uma ótima experiência com o Copilot Vision do Windows.
Para aqueles que não fazem parte do programa de testes ou preferem aguardar a versão final, a disponibilidade pode demorar um pouco mais. Ainda não há uma previsão de quando o compartilhamento da área de trabalho com o Copilot Vision será liberado para o público em geral. A Microsoft continua trabalhando para aprimorar a ferramenta.
Via TecMundo