Cresce a venda de veículos novos no Brasil em julho

Em julho, o Brasil registra alta nas vendas de veículos novos, impulsionados pela redução do IPI.
04/08/2025 às 15:41 | Atualizado há 2 meses
Venda de veículos novos
Vendas de veículos crescem em julho, impulsionadas pela redução do IPI. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

Os licenciamentos de carros e comerciais leves no Brasil crescendo em julho, destacam-se tanto em relação ao ano passado quanto ao mês anterior. Segundo a Fenabrave, a diminuição da carga tributária, implementada no mês anterior, impulsionou significativamente as vendas. Com 229,95 mil unidades comercializadas em julho, houve um aumento de 13,75% em relação a junho e de 1,18% anualmente, indicando uma tendência de recuperação no mercado automotivo.

A implementação do programa Carro Sustentável pelo governo federal em julho contribuiu para esse crescimento. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) tornou os veículos mais acessíveis, levando consumidores a anteciparem as compras. Com isso, as vendas de veículos novos e comerciais leves mostraram-se robustas, evidenciando uma resposta positiva do público ao novo cenário tributário.

O presidente da Fenabrave destacou que a nova política de IPI teve um impacto direto nos preços dos veículos de entrada. Tal medida estimulou a demanda logo nos primeiros dias de vigência. A expectativa é que, ao longo do ano, esse crescimento de 5% nas vendas se mantenha, refletindo em números animadores, com 243,2 mil unidades comercializadas, incluindo ônibus e máquinas.
Os licenciamentos de carros e comerciais leves no Brasil apresentaram crescimento em julho, tanto em relação ao ano anterior quanto a junho. A Associação de Concessionários, Fenabrave, anunciou que a redução na carga tributária, que entrou em vigor no mês anterior, impulsionou esse aumento nas vendas. Entenda os detalhes desse aumento e o impacto do programa do governo.

As venda de veículos novos e comerciais leves totalizaram 229,95 mil unidades em julho. Esse número representa um crescimento de 13,75% em comparação ao mês anterior e um avanço de 1,18% em relação ao mesmo período do ano passado, evidenciando uma recuperação no setor automotivo.

O programa Carro Sustentável, implementado pelo governo federal em julho, teve um papel importante nesse aumento. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) tornou os veículos mais acessíveis, incentivando os consumidores a realizarem a compra de novos carros.

Segundo o presidente da Fenabrave, a nova política de IPI para automóveis influenciou os preços dos veículos de entrada. Isso estimulou a demanda logo no primeiro mês de implementação. A expectativa é que essa medida continue impactando positivamente os emplacamentos ao longo do ano.

A projeção da Fenabrave é que o setor mantenha um crescimento estimado de 5%. Incluindo ônibus e máquinas agrícolas, as vendas de veículos novos em julho alcançaram 243,2 mil unidades. Os dados revelam um aumento de 14,25% em relação a junho e uma alta de 0,8% na comparação anual.

Via InfoMoney

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.