Curiosidades surpreendentes sobre a final do Capixabão entre Rio Branco e Porto Vitória

Conheça cinco fatos interessantes sobre a final entre Rio Branco e Porto Vitória no Capixabão.
03/04/2025 às 17:17 | Atualizado há 4 semanas
Final do Capixabão
Final do Capixabão: Rio Branco e Porto Vitória se enfrentam no próximo sábado!. (Imagem/Reprodução: Folhavitoria)

A grande final do Final do Capixabão de 2025 está gerando expectativas no cenário do futebol capixaba, marcando um confronto inédito entre Rio Branco e Porto Vitória. A disputa pelo título promete agitar o Estádio Kleber Andrade em Cariacica, com os times se preparando para um duelo decisivo.

A finalíssima do Campeonato Capixaba entre Rio Branco e Porto Vitória reserva momentos importantes para o futebol do estado. Abaixo estão cinco curiosidades sobre a decisão que você precisa saber.

O Rio Branco busca quebrar um jejum de 42 anos sem um bicampeonato. Para alcançar o título, o time precisa vencer o jogo de volta por uma diferença de dois gols. A última vez que o clube conquistou um bicampeonato foi em 1982/1983, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Fundado em 2014, o Porto Vitória disputa sua primeira final do Capixabão. O clube tem a chance de se tornar o terceiro campeão inédito na década, seguindo os passos de Rio Branco de Venda Nova (2020) e Real Noroeste (2021).

Além da disputa pelo título estadual, Rio Branco e Porto Vitória se encontrarão novamente na Série D do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes representam o Espírito Santo na competição nacional e estão no Grupo A6, ao lado de outras equipes. A Série D tem início previsto para 13 de abril.

A final do Capixabão tem um detalhe curioso: independentemente do vencedor, o treinador campeão se chamará Rodrigo. Rodrigo Chagas comanda o Porto Vitória, enquanto Rodrigo Fonseca está à frente do Rio Branco.

A conquista do título do Capixabão garante ao campeão uma vaga direta na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil do próximo ano. Além da vaga, o time campeão receberá uma premiação de R$ 145 mil, enquanto o vice-campeão levará R$ 75 mil.

Via Folha Vitória

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.