Muitos idosos têm dificuldade para seguir corretamente as prescrições médicas, algo que exige atenção e organização constantes. Para ajudar nesse desafio, foi criado um dispositivo inteligente que organiza medicamentos em potes separados por horário e envia alertas sonoros e luminosos para lembrar o momento da tomada.
O sistema monitora o uso dos remédios e envia dados em tempo real para um aplicativo, permitindo que familiares e profissionais acompanhem o tratamento. Isso ajuda a identificar esquecimentos ou erros, melhorando a adesão ao tratamento.
Indicada para idosos e pacientes com doenças crônicas, a tecnologia permite o aluguel do equipamento com suporte incluso. Assim, o dispositivo oferece segurança e maior controle para quem precisa seguir rigorosamente o uso de medicamentos.
Grande parte dos idosos enfrenta dificuldades para seguir corretamente as prescrições médicas, já que a adesão satisfatória ao tratamento exige atenção, memória e organização constantes. Para ajudar nesse desafio, Fernando Bizerra, farmacêutico e doutor em saúde, desenvolveu o RenovatioMed, um organizador inteligente de medicamentos com sensores e placa eletrônica que monitoram o uso automaticamente.
O dispositivo, que recebeu apoio da FAPESP pelo programa Centelha, organiza os comprimidos de uma semana em potinhos separados para até quatro horários diários. O sistema emite alertas sonoros e luminosos para lembrar o horário certo para a tomada do remédio. Quando o paciente acessa o medicamento no momento correto, os potinhos ficam verdes; se houver tentativa fora do horário, LEDs vermelhos alertam o erro.
Toda a informação é captada e enviada para um aplicativo, permitindo que familiares e profissionais da saúde acompanhem em tempo real a adesão ao tratamento, identificando esquecimentos ou erros. Notificações no celular são enviadas caso o medicamento não seja tomado depois de 45 minutos do horário previsto.
O organizador é indicado para idosos, pacientes crônicos, pessoas em recuperação de procedimentos médicos e para o monitoramento de remédios de alto custo, como quimioterápicos orais. A adesão satisfatória ao tratamento melhora com o uso do produto, que já conta com usuários satisfeitos e apoio de clínicas e planos de saúde.
O dispositivo é oferecido em modelo de aluguel, com suporte e acesso ao aplicativo incluídos, e tem base em São José dos Campos.
Via Galileu