Eleições suplementares 2025: quatro cidades elegem novos prefeitos neste domingo

Eleições suplementares 2025: quatro cidades elegeram novos prefeitos após cassação de mandatos. Saiba quem são os novos líderes e os resultados completos!
07/04/2025 às 13:38 | Atualizado há 4 meses
Eleições suplementares 2025
Chapas eleitas em 2024 foram cassadas em quatro municípios brasileiros. (Imagem/Reprodução: Folhavitoria)

As eleições suplementares 2025 mobilizaram eleitores em quatro municípios brasileiros neste domingo (6), após a cassação dos mandatos dos prefeitos eleitos em 2024. Os novos chefes do executivo municipal foram definidos em Eldorado (SP), Neves Paulista (SP), Ruy Barbosa (BA) e Paranhos (MS).

No total, cerca de 64,8 mil eleitores voltaram às urnas para escolher seus representantes. Os resultados refletem a vontade popular e demonstram a importância do processo democrático, mesmo em eleições extraordinárias.

Em Eldorado (SP), Noel Castelo (Solidariedade) conquistou a prefeitura com 41,8% dos votos, superando Doutor Galindo (PSD) e Doutora Débora (PT). A eleição suplementar foi motivada pela cassação do registro de Elói Fouquet (PSDB) por improbidade administrativa. A cidade onde Jair Bolsonaro passou parte de sua adolescência renovou sua liderança política.

Kiko Rossali (PL) foi eleito em Neves Paulista (SP) com expressivos 79,2% dos votos, derrotando Betinho Milani (PSD). Rossali assume o lugar de Reginaldo da Silva (PL), que foi condenado por furto qualificado e está inelegível até 2028. O pleito garantiu a continuidade da representação política na cidade.

Ruy Barbosa (BA), próximo a Feira de Santana, elegeu Eridan de Bonifácio (MDB) em uma disputa acirrada com Dr. George (PSD). Eridan obteve 51,5% dos votos. A prefeita eleita é esposa de Bonifácio, que teve seu mandato cassado em 2016 por irregularidades na prestação de contas. A dinâmica familiar marca a política local.

Em Paranhos (MS), na fronteira com o Paraguai, Hélio Acosta (PSDB) venceu Ricardo Laurício (PT) com 64,4% dos votos. A eleição suplementar ocorreu após a cassação de Heliomar Klabunde (MDB) por irregularidades no Programa de Erradicação de Trabalho Infantil. A cidade renovou sua gestão com um novo líder.

Essas eleições suplementares 2025 demonstram a resiliência da democracia e a importância da participação cívica, mesmo em situações atípicas. Os novos prefeitos eleitos têm a missão de conduzir seus municípios com integridade e responsabilidade, atendendo às demandas da população.

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.