A Embraer deu um passo significativo rumo à sustentabilidade na aviação. A empresa acelerou os estudos para que suas aeronaves possam voar utilizando apenas combustível de aviação sustentável (SAF), eliminando combustíveis fósseis. Essa iniciativa evidencia o compromisso da Embraer com a redução das emissões de carbono no setor aéreo.
Para impulsionar a pesquisa, a Embraer adquiriu SAF 100% renovável da Vibra, que será usado em testes sobre a reação de materiais internos das aeronaves ao biocombustível. O objetivo é garantir a segurança e a eficiência do uso do SAF em suas aeronaves, que atualmente são compatíveis com até 50% de mistura.
André Tachard, diretor global de ESG da Embraer, afirmou que expectativa é ter aeronaves aptas a operar com SAF até 2030. Embora a indústria aérea enfrente desafios, como altos custos do SAF, a transição para combustíveis sustentáveis é crucial para mitigar o impacto ambiental da aviação e atender à crescente demanda por transporte aéreo.
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A Embraer deu um passo importante em direção à sustentabilidade na aviação. A empresa brasileira anunciou que está acelerando os estudos para que suas aeronaves possam voar utilizando apenas combustível de aviação sustentável (SAF), eliminando a necessidade de combustíveis fósseis. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Embraer com a redução das emissões de carbono no setor aéreo.
Para impulsionar essa pesquisa, a Embraer adquiriu um lote de SAF 100% renovável da Vibra, empresa de combustíveis. Esse lote será utilizado para realizar testes intensivos sobre a reação de diferentes materiais presentes nas aeronaves durante o contato prolongado com o biocombustível. O objetivo é garantir a segurança e a eficiência do uso do SAF em suas aeronaves.
André Tachard, diretor global de ESG da Embraer, afirmou que essa ação aproxima a empresa da meta de ter aeronaves aptas a operar com combustível de aviação sustentável até 2030. Atualmente, as aeronaves da Embraer são compatíveis com uma mistura de até 50% de SAF.
O combustível de aviação sustentável utilizado nos testes da Embraer é importado da Bélgica. Segundo a empresa, o SAF tem o potencial de reduzir as emissões de carbono na indústria aeroespacial em até 80% em comparação com o combustível tradicional. Essa redução significativa é fundamental para mitigar os impactos ambientais da aviação.
Apesar dos avanços, a Reuters publicou uma reportagem que aponta que os planos do setor aéreo de se tornar “verde” ainda enfrentam desafios. Quase 20 anos após o primeiro voo comercial abastecido parcialmente com biocombustíveis, poucos projetos de SAF foram concretizados. De 165 projetos anunciados nos últimos 12 anos, apenas 36 saíram do papel.
Muitos projetos foram abandonados, estão atrasados ou aguardam definição. Além disso, o custo do SAF ainda é alto, variando de três a cinco vezes mais do que o combustível de aviação convencional. Alguns executivos da indústria petrolífera argumentam que a demanda das companhias aéreas é limitada pelos preços atuais.
A aviação é responsável por uma parcela das emissões globais de gases que aquecem o planeta. As projeções indicam que o tráfego aéreo deve mais do que dobrar até 2050, elevando o consumo de combustível. A transição para o combustível de aviação sustentável é uma estratégia crucial para reduzir o impacto ambiental do setor aéreo.
A Embraer está comprometida em buscar alternativas mais sustentáveis para a aviação. A intensificação dos testes com SAF é um passo importante nessa direção. A empresa espera que, até 2030, suas aeronaves possam voar utilizando apenas combustível de aviação sustentável, contribuindo para um futuro mais verde para o setor.
Via Forbes Brasil
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