A EcoPower, empresa que atua no setor de energia solar, está ampliando sua atuação ao entrar no mercado de mobilidade elétrica. Com sua fundação em 2013, a empresa inaugurou um ponto de venda de motos elétricas EcoPower em São Paulo, como parte de um ambicioso plano para se tornar uma das dez maiores do segmento no Brasil até o próximo ano. A meta da EcoPower, no entanto, vai além das fronteiras nacionais; a expectativa é de expansão para a América Latina até 2027, visando alcançar R$ 1 bilhão em receita no mesmo ano.
A firma já oferece uma gama de produtos, incluindo quadriciclos e patinetes elétricos. O CEO Anderson Oliveira comenta a importância da mudança na mobilidade urbana, enfatizando a troca de fontes de energia poluentes por alternativas mais limpas. Esse movimento ganhou força após a EcoPower adquirir 50% da Horwin, uma marca de renome internacional no segmento de motocicletas elétricas. A nova loja em Barretos apresenta modelos como SK1 e SK3, que são notáveis pela autonomia de até 190 km.
Anderson destaca que as motos elétricas EcoPower são reconhecidas globalmente, com a previsão de cerca de 500 pedidos mensais no Brasil, que abrangem tanto consumidores individuais como locadoras de veículos. A estratégia da EcoPower também se concentra no crescente mercado de delivery e logística urbana. Segundo o CEO, há um potencial significativo para atender pequenos negócios, como padarias e pizzarias, que exigem rapidez e eficiência em suas entregas, tudo isso com um menor impacto ambiental.
A proposta se torna ainda mais atraente quando se considera que proprietários de pequenos estabelecimentos não terão mais os custos de combustível. Anderson exemplifica: uma pizzaria com cinco entregadores poderá incluir a taxa de entrega como um lucro, ao invés de um custo.
As motos são equipadas com tecnologia que possibilita o monitoramento em tempo real através de um aplicativo, fornecendo informações como velocidade, frenagem e força G ao realizar curvas. Com mais de 60 mil projetos já validados pelo governo no setor de energia solar, a experiência da EcoPower em energias renováveis oferece uma base sólida para a transição para o mercado de mobilidade elétrica, aproveitando a sinergia entre a geração de energia limpa e o transporte sustentável.
A estratégia da EcoPower reflete uma oportunidade de captar o interesse dos consumidores e, ao mesmo tempo, promover a mobilidade elétrica em um mundo que cada vez mais busca alternativas sustentáveis para o transporte.
Via Exame