Apresentações acontecem em Aracruz e Vila Velha, entre esta segunda-feira (10) e quarta-feira (12), celebrando diversidade de corpos e resistência nordestina
O espetáculo SER(tão), do grupo Movidos Dança, do Rio Grande do Norte, chega ao Espírito Santo para finalizar a sua turnê nacional. Com coreografia e direção assinadas por Mário Nascimento, do Corpo de Dança do Amazonas, e direção artística de Anderson Leão, a apresentação ocorre de segunda-feira (10) a quarta-feira (12), em Aracruz e Vila Velha, conectando regiões, culturas e modos de existir. Com patrocínio da Vale, o coletivo já passou pelo Maranhão e por Minas Gerais ao longo de outubro e início de novembro, e finaliza sua circulação pelo Brasil no estado capixaba.
Mais que um espetáculo de dança, SER(tão) é um convite à imersão em um Nordeste futurista, onde a resistência se expressa pelo gesto, a fé pulsa em movimento e a pluralidade de corpos constrói novas paisagens poéticas. A exibição narra transformações e celebra a multiplicidade de estilos, atitudes e formas de ser; e também conta com recursos de acessibilidade, como intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), audiodescrição, abafadores sonoros para pessoas com transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com sensibilidade sonora, além de espaços reservados para usuários de cadeira de rodas e/ou com mobilidade reduzida.
De acordo com Daniel Silva, bailarino e diretor do grupo, o processo de montagem de SER(tão) foi um período de descoberta. “Precisávamos, junto ao coreógrafo Mário Nascimento, descortinar esse Ser que habita áreas afastadas dos grandes centros, mas que é tão detentor dos avanços da sociedade. Esse Ser que garante, com seu suor, o alimento da nação, e que produz mais do que isso: histórias, cultura, que abraça os avanços tecnológicos sem abrir mão de sua origem. Mostrando que não existe o velho e o novo, mas um Ser que pode ser tão, e ser tudo o quanto quiser”, destaca.
A programação no Espírito Santo inicia em Aracruz, na segunda-feira (10), com a apresentação às 19h30, no Teatro Oficina de Artes Coqueiral. Na terça-feira (11), o grupo realiza nova exibição no mesmo local, às 14h, seguida da oficina Movidos à Dança, das 18h30 às 21h30. Na quarta-feira (12), o grupo segue para Vila Velha, onde encerra oficialmente a turnê com a última sessão de SER(tão), às 19h30, no CineTeatro das Artes.
Após passar por diferentes regiões do país e receber públicos diversos, o grupo comemora a recepção ao longo da turnê. “Tem sido uma experiência muito especial para todos nós, em cada cidade, sentimos uma conexão verdadeira das pessoas com o espetáculo. É muito gratificante ver SER(tão) ganhar vida nos palcos e perceber que nossa mensagem está chegando onde precisa chegar, relata Daniel Silva.
A circulação de SER(tão) conta com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem produção da Alma do Minho e é uma realização do Movidos Dança, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Serviço – Temporada de apresentações SER(tão) no Espírito Santo
Aracruz
Data: 11 de novembro de 2025 (terça-feira)
Local: Teatro Oficina de Artes Coqueiral
Horário: Às 14h
Vila Velha
Data: 12 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Local: CineTeatro das Artes
Horário: Às 19h30
Oficina aberta ao público Movidos à Dança
Data: 11 de novembro de 2025 (terça-feira)
Local: Teatro Oficina de Artes Coqueiral, Aracruz – ES
Horário: Das 18h30 às 21h30
Inscrições em: www.movidosdanca.com/vale
Via: Assessoria de imprensa
